Porto de Rondônia precisa de investimentos para escoar safra

Publicado em 05/04/2012 17:05
No último dia do Estradeiro Aprosoja, a comitiva conheceu o porto instalado em Porto Velho, no estado de Rondônia. Segundo o coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja, José Rezende, a unidade é importante para o escoamento de boa parte da produção agrícola dos municípios localizados na região Oeste de Mato Grosso. Aproximadamente 3 milhões de toneladas de soja, algo em torno de 15% da produção total de grãos mato-grossense saem por meio deste porto para o mercado internacional.

Durante a visita a equipe conheceu o porto de transbordo da Hermasa, empresa do grupo Amaggi, que recebe cerca de 2,5 milhões de toneladas de soja e milho, por ano, dos produtores de Mato Grosso. A produção de grãos que chega via rodovia segue viagem em barcaças até o porto graneleiro do grupo, localizado às margens do rio Amazonas, em Itacoatiara (AM), de onde os grãos saem para o mercado internacional, em especial o europeu.

José Rezende destacou que é preciso mais investimentos. “Estive aqui há 12 anos e nada mudou até hoje, não houve novos investimentos. O governo precisa entender a importância deste porto para a economia do Estado. Este porto é estratégico também para desafogar as rodovias do Sul do país”, disse Rezende.

O deputado estadual de Rondônia, Luizinho Goebel (PV), também acompanhou a visita e explicou que o estado sofre com o período da seca, o que baixa drasticamente o nível das águas no rio Madeira e pode deixa-lo sem condições de navegação. “Isso precisa ser resolvido para dar segurança às empresas que querem transportar seus produtos por essa hidrovia”, disse. O rio Madeira tem, em média, 15 metros de profundidade no seu canal de navegação. No porto, o calado é de 30 metros.

ESTRADEIRO – A Aprosoja elencou o tema logística como uma das prioridades desta nova diretoria. Durante os dias 01 e 05 de abril representantes da entidade, do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e de sindicatos rurais percorreram mais de 2 mil quilômetros entre Cuiabá e Porto Velho, mapeando as condições das estradas e as rotas de escoamento da produção agrícola. O Estradeiro das BRs-242 e 364 foi o primeiro realizado este ano. A Aprosoja vai realizar outros quatro estradeiros. O diagnóstico vai ser entregue às autoridades responsáveis pela infraestrutura e logística de Mato Grosso e do país.

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BNDES aprova R$ 2 bi para Rumo construir 162 km de ferrovia em Mato Grosso
BNDES aprova R$2 bi para ferrovia da Rumo em Mato Grosso
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística