Logística: Mato Grosso apresenta oportunidades de investimentos ao governo chinês

Publicado em 26/06/2012 11:42
Aprosoja integra comitiva do governo do Estado e destaca oportunidades da indústria e do setor da soja.
A comitiva do governo de Mato Grosso, que realiza uma missão para buscar investimentos na China, participou nesta terça (26) de um workshop organizado pelo Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês). O governador Silval Barbosa discursou sobre as oportunidades de investimento no estado e o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, falou sobre a indústria e o setor da soja. Além da soja, os setores de energia e mineração também fizeram apresentações no workshop.

A Aprosoja apresentou vários estudos que comprovam a viabilidade de investimentos no estado. “A China já é o principal comprador de soja, que é usada nas indústrias de ração e farelo para alimentação dos animais de corte - frango e suínos. Apresentamos a viabilidade de investir no nosso estado, especialmente nos projetos de logística, um dos principais entraves para ampliar a produção de soja”, afirmou Carlos Fávaro.

A agenda da comitiva incluiu ainda reuniões com as principais indústrias compradoras e processadoras de soja da China.

O vice-engenheiro da China Railway Corporation (CREC), maior empresa do segmento de construção de trilhos do mundo, apresentou o projeto da Ferrovia Cuiabá-Santarém, que irá ligar a capital de Mato Grosso, Cuiabá, a Santarém, no Pará.

No ano passado, empresários chineses estiveram em Mato Grosso estreitando parcerias para viabilizar o projeto da ferrovia. “O grupo chinês ficou impressionado com a dimensão e a produção de Mato Grosso e há o interesse de investimentos. Estamos estreitando esta parceria onde o foco será a busca de logística que dê maior poder de competitividade para a melhoria e o crescimento da nossa produção”, explicou o governador Silval Barbosa.

A viagem à China iniciou no dia 23 e encerra nesta quarta (27). A comitiva reuniu-se também com as empresas chinesas: State Grid Corporation, empresa de distribuição de energia e com a China National Machinery Corporation, fabricante de locomotivas e vagões. Além do governador Silval Barbosa e do presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, integram a comitiva empresários mato-grossenses, secretários de Estado e técnicos da Aprosoja.
Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão