Fechamento da Hidrovia Tietê-Paraná deixa parado comboio com 100 mil toneladas de carga

Publicado em 28/03/2013 10:24
O fechamento da Hidrovia Tietê-Paraná impede que 100 mil toneladas de carga, predominantemente soja, cheguem ao seu destino. A previsão é que a hidrovia seja liberada na próxima quarta-feira (3). Segundo Casemiro Tércio Carvalho, diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, a responsabilidade do acidente é “inteiramente da ADM/Sartco", empresa responsável pela barca que colidiu com uma torre de linha de transmissão de energia elétrica.

“O seguro da embarcação é amplo, cobre qualquer tipo de prejuízo. A Sartco vai ser responsabilizada por esse problema com a concessionária de energia e com os outros embarcadores que estão na via, que podem ter prejuízos contratuais”, disse Carvalho à Agência Brasil.

Na última sexta-feira (22) a embarcação Mepla 4 desviou 350 metros da sua rota e bateu na torre, que caiu e atingiu mais cinco torres. Parte da linha de transmissão ficou solta no leito do rio, impedindo a navegação.

Segundo Carvalho, há 12 comboios, sendo seis vazios, cinco com soja e um levando madeira, aguardando a liberação da hidrovia. Eles estão transportando cerca de de 30 mil toneladas de carga. O diretor acredita que a interrupção no tráfego de barcas deve afetar o Porto de Santos. “Essa carga toda tem destinação em Pederneiras [São Paulo] faz o tombo [transferência de carga] para ferrovia que leva ao Porto de Santos”.

Os principais produtos transportados pelas embarcações que trafegam pela hidrovia são soja, milho, madeira, cana, argila e areia. De acordo com Carvalho, a Hidrovia Tietê-Paraná é o “principal corredor de exportação de soja e milho do Centro-Oeste em direção a Santos". A estimativa é que 7 milhões de toneladas de carga naveguem por esta hidrovia em 2013.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário