Cresce exportação de grãos por contêineres pelo Porto de Paranaguá

Publicado em 15/11/2013 10:41

A movimentação de contêineres com produtos, que antes eram exportados ou importados apenas a granel (soltos no porão do navio), está significativamente maior, segundo o registro do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Entre os grãos – soja e milho – esse aumento é de quase 400%. 

De acordo com os dados do terminal, arrendatário do Porto de Paranaguá, em 2012 foram exportados 1.881 contêineres de soja e milho. Este ano, já são quase 8,8 mil, um aumento de 368%. No caso da importação, se destaca a movimentação de contêineres de fertilizantes. Em 2012, foram 1.259 contêineres dos produtos. Este ano, 2.153; um aumento de 71%. 

Para o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, o aumento reflete uma tendência natural do mercado marítimo internacional. "Há uma tendência crescente de movimentação de mercadorias por contêineres, sobretudo pela agilidade na operação. O volume movimentado de grãos e fertilizantes, apesar de ser pequeno, destaca-se porque está crescendo bastante de um ano para o outro", afirma Dividino. 

Segundo o TCP, as vantagens de movimentar essas cargas em contêineres são, principalmente, qualidade e agilidade. “Os navios break bulk (que leva a carga solta no porão) costumam ter line-up (programação) elevado, podendo chegar a 70 dias de atraso nas atracações. Isto equivale ao aumento de custo operacional e equilibram a conta entre os modais. Ou seja, compensa pela garantia de entrega e prazo”, explica o diretor superintendente do terminal, Juarez Moraes e Silva. 

Quanto à qualidade desse produto que chega ou sai do Porto de Paranaguá em contêineres, Moraes e Silva afirma que é diferenciada. “Estima-se que os países importadores - no caso do Brasil, os fertilizantes e da Ásia, as commodities - estão estruturados para receber a mercadoria no destino final (interior, fazendas, etc), evitando possíveis custos extras e garantindo a qualidade do produto adquirido”, afirma. 

OPERADORES – De acordo com o departamento comercial do TCP, a principal empresa exportadora de grãos em contêineres, pelo Porto de Paranaguá, é a Adm do Brasil. As principais importadoras de fertilizantes pelo modal são as empresas Compo do Brasil (multinacional com sede em Santa Catarina) e BRFERTIL. 

Esta última empresa é paranaense – com filial em Rondonópolis, no Mato Grosso. De acordo com o diretor Aluísio Teixeira, a opção pela movimentação dos fertilizantes em contêineres foi feita pela facilidade, já que a empresa ainda não tem um armazém em Paranaguá. “Por enquanto é a opção que temos, mas os custos e dificuldades logísticas – de volumes, armazenagem – ainda impedem que o volume importado em contêineres seja maior. Se houvesse uma redução nos custos dessa operação, compensaria ainda mais”, afirma. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Notícias do Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário