Porto de Paranaguá investe R$ 15 mi em nova tecnologia para inspeção de cargas

Publicado em 08/01/2014 07:43

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de contratar empresa que vai fornecer e operar o sistema de inspeção de cargas e de contêineres por meio de escâner. Inserido no Programa de Investimentos em Tecnologia, o investimento, no valor de R$ 15,7 milhões, traz maior controle e agiliza desembaraço e liberação das cargas que entram e saem do Porto de Paranaguá. 

Os serviços de operação, manutenção e locação desses equipamentos, como grandes escâneres, serão prestados pela empresa VMI Sistemas de Segurança LTDA, ganhadora da licitação. 

“Com o início das operações deste sistema no Porto de Paranaguá, integraremos a segurança das nossas fronteiras, como já fazemos nas fronteiras secas do oeste do Paraná”, avalia o governador Beto Richa. 

No contrato estão incluídas a infraestrutura e a instalação física, infraestrutura elétrica e lógica, ala de operação do sistema por pessoas habilitadas ao manuseio de sistemas desta natureza. O serviço foi contrato, em princípio, por 60 meses, podendo ser prorrogado. 

“Estes sistemas vão trazer agilidade no desembaraço e liberação das cargas. Será escaneado um contêiner por vez e as imagens, em tempo real, serão disponibilizadas aos técnicos da Receita e da Polícia Federal”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. 

O prazo para a implantação do novo sistema se divide em dois: 60 dias para o Projeto Executivo de Obras Civis e Rede Lógica do sistema e 240 dias para a instalação, testes e treinamentos dos funcionários da Receita Federal e da Appa. 

Todos os equipamentos e serviços serão executados de acordo com as especificações técnicas estabelecidas pela Receita Federal (Portaria nº 3.518 de 30 de setembro de 2011).

Fonte: Agência Est. de Notícias do PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de cargas diminui no porto de Rio Grande em meio a enchentes
Porto de Rio Grande informa redução do calado e impacto nos grãos transportados
Com fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre, aeroportos regionais são opção para voos comerciais
Situação no RS é extremamente grave, diz presidente da Comissão de Infraestrutura
Atualização dos serviços de infraestrutura do RS - 14/5, 9h