Tegram deve dobrar exportações de grãos antes do previsto

Publicado em 16/09/2015 07:42

As exportações de soja e milho pelo Terminal de Grãos do Maranhão(Tegram) tendem a atingir a meta de 10 milhões de toneladas antes do previsto. A perspectiva foi apontada pelo porta-voz do terminal, Luiz Claudio Santos, que foi um dos debatedores do 4º Fórum Caminhos da Safra, realizado nesta terça-feira (15/9). Inaugurado no primeiro trimestre deste ano, o Tegram fez crescer em mais de 88% as exportações de soja e milho por São Luís nos primeiros oito meses deste ano.

De janeiro a agosto, 4,7 milhões de toneladas dos dois produtos deixaram o país pelo porto da capital maranhense. No ano passado, o volume foi de 2,5 milhões de toneladas.

Somente o Tegram movimentou até agosto 2 milhões de toneladas. O restante foi embarcado por outro terminal privado, operado pela VLI. Ao todo, 20 navios passaram foram carregados para levar as cargas até destinos na Ásia, Europa e Oriente Médio. “Nem os próprios consorciados esperavam esses números. Vamos dobrar amovimentação neste ano e vamos chegar aos 10 milhões de toneladas num curto espaço de tempo. Isso mostra quanto essa região do Matopibaestava necessitando do terminal”, analisou Santos.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula renova GLO em portos e aeroportos do RJ e SP por mais 30 dias
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante renião com Ministério de Portos e Aeroportos
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá