Governo quer investimentos com leilões de portos, não gerar receita, diz ministro

Publicado em 03/02/2016 16:14

Por Leonardo Goy e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O principal foco da Secretaria de Portos com os leilões de arrendamentos de áreas em terminais portuários é garantir os investimentos e não gerar receita para o governo federal por meio do pagamento de outorgas, disse à Reuters o ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho.

Tanto que no leilão marcado para o dia 31 de março, quando serão oferecidas seis áreas em portos no Pará, o preço mínimo para a disputa seguirá sendo apenas um real. E os lances vencedores ainda poderão ser parcelados.

A estratégia difere da adotada pelo governo federal em recente relicitação de concessões de hidrelétricas, quando a União, com necessidade de recursos para fechar suas contas, arrecadou 17 bilhões de reais em outorgas.

"Quando se coloca em um real a outorga mínima, acho que é um gesto. Mostra-se que não é uma retórica, um discurso vazio. O que queremos é garantir o investimento e ampliar a movimentação de carga para baratear a operação e gerar competitividade para o setor e para o produto brasileiro", disse o ministro.

Em leilão realizado em dezembro, envolvendo áreas portuárias em Santos, o governo federal arrecadou cerca de 430 milhões de reais em outorgas, abaixo dos cerca de 600 milhões esperados.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão