Desequilíbrio entre exportação e importação em contêineres pressiona fretes, diz Maersk

Publicado em 25/02/2016 12:34

logo mini reuters noticias

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - A relação entre o volume de cargas exportadas e importadas pelo Brasil dentro de contêineres inverteu-se com a crise econômica e o câmbio e já pressiona as margens de lucro das empresas que operam rotas marítimas no país, podendo gerar aumento de tarifas cobradas de companhias brasileiras que vendem seus produtos no exterior.

A constatação, que mostra agora o Brasil exportando mais do que importando em contêineres, é de um relatório setorial divulgado nesta quinta-feira pela Maersk Line, maior empresa global de transporte marítimo de contêineres.

"Como está faltando contêineres no Brasil, estamos tendo que trazer contêineres vazios, e isso é custo maior para as empresas. A tendência é haver um aumento no frete para a exportação", projetou o diretor de Trade da Maersk Line no Brasil, João Momesso, em entrevista à Reuters.

No primeiro trimestre de 2014, entraram no Brasil, por meio de importações, 236 mil contêineres (de 40 pés), e saíram 165 mil contêineres. No último trimestre de 2015, a situação ficou praticamente inversa: o Brasil exportou 233 mil contêineres e importou 164 mil contêineres em cargas, segundo o relatório.

Segundo executivos da Maersk, o quadro anterior, com uma maior entrada do que saída de contêineres, permitia aos armadores lucrar mais com as operações de importação, oferecendo preços subsidiados para as exportações.

Contudo, a alta do dólar frente o real e a desaceleração da economia do país reduziram as compras externas do Brasil, ao mesmo tempo que estimularam os embarques.

"A exportação continua muito forte, mas o incentivo do frete de retorno deixa de ser uma realidade. Já não compensa mais", disse Momesso à Reuters.

Neste cenário de importações pressionadas, a Maersk passou a projetar uma queda de 4 por cento na movimentação de entrada e saída de contêineres nos portos do país em 2016, ante uma previsão anterior de estabilidade para este ano.

TARIFAS MAIORES

Esse desequilíbrio na entrada e saída de contêineres e o menor volume no comércio exterior deverão se converter na necessidade de ajustes nas operações e nas tabelas de preços das empresas donas de navios, projetou a Maersk.

"Os fretes hoje não são sustentáveis. A indústria terá que tomar decisões de racionalização", disse o diretor de vendas da Maersk na costa leste da América do Sul, Nestor Amador.

A própria Maersk, uma das principais operadoras de contêineres no Brasil, anunciou um enxugamento em sua estrutura na região há algumas semanas, para fazer frente à nova realidade do setor de transporte marítimo global, que enfrenta uma queda generalizada nos valores de frete.

"A fórmula dos armadores vai ter que ser ajustada no médio e longo prazo... Certamente o contêiner frigorificado precisará ser reajustado. Estamos tendo conversas com grandes exportadores", relevou Momesso. Contudo, nenhuma renegociação de preços foi concluída até o momento, afirmou.

Apesar do cenário complicado, a empresa continua apostando nas operações no Brasil, em especial nas proteínas congeladas do Brasil, o maior exportador global de carnes de frango e bovina.

"Acreditamos que o Brasil precisa exportar mais. É a saída para o país na crise atual", disse o diretor-superintendente da Maersk Line no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, Antonio Dominguez.

O Brasil deverá ser o destino da maior parte dos 30 mil novos contêineres frigorificados que a Maersk colocará em circulação ao longo de 2016, revelaram os executivos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário