Desconectadas, ferrovias brasileiras apresentam baixa rentabilidade, dizem chineses

Publicado em 16/06/2017 18:19
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BRASÍLIA - Principal foco do governo para a atração de investimentos chineses, as ferrovias foram criticadas por potenciais investidores pelo fato de não comporem um sistema, durante o encontro empresarial Brasil-China. Os empresários chineses disseram que, pelo fato de não estarem interligadas, elas podem ter baixa rentabilidade. Um deles questionou se não seria possível separar a construção das linhas de sua operação.

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Hailton Madureira, disse que há no Brasil opções nos três modelos. Ele informou que o governo contratou a construção de linhas, como foi no caso da Norte-sul, cuja conclusão está prevista para o início do próximo ano. Mas, dadas as restrições fiscais, não há previsão de grandes contratações por ora, explicou.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão

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Fonte: Estadão

1 comentário

  • Aloizio Barros de Souza Bicas - MG

    O Brasil é uma vergonha em tudo e principalmente quando o assunto é ferrovia. Destruíram nossa malha e hoje lógico, ela não mais se interliga. A RFFSA possuía até uma certa flexibilidade que era prejudicada pelas bitolas diferentes mas nada que o 3º trilho não resolvesse. Hoje, com o fechamento de vários ramais ficou inviável a conexão ferroviária. Esse país era para ser exemplo para o mundo pois possui dimensão continental e a ferrovia é o melhor meio de transporte seja de carga ou passageiros. Mas não, apostou em 1957 na destruição de nossa malha em prol do automóvel, caminhão e ônibus. Esse país é uma piada.

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    • DALZIR VITORIAUBERLÂNDIA - MG

      Aloizio...se nao me engano o trigo importado da argentina a maior parte dele vem via ferrovia..alguem poderia nos confirmar esta informação...e se for verdade a ferrovia funciona onde há interesse...

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    • ALOIZIO BARROS DE SOUZABICAS - MG

      Dalzir, parte dele sim, vem pela malha da ALL. Seria também um absurdo não aproveitar a única ferrovia que liga o Sul do Brasil. Há uma conexão com a Argentina e até bem pouco tempo a ALL era a operadora desta malha em solo argentino. Parece que não é mais, mas mesmo assim existe sim a carga de trigo e outros grãos e principalmente combustível.

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    • VIRGILIO ANDRADE MOREIRAGUAIRA - PR

      Nossa infraestrutura ferroviária vai muito mal. Desviam o grosso dinheiro !! Cadê a ferrovia Cascavel/Guaíra/Dourados ??

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    • EDMILSON JOSE ZABOTTPALOTINA - PR

      Bom Dia Sr. Virgílio e a todos , este projeto eu me lembro muito bem , participei em várias reuniões sobre este , inclusive a delas em Guaíra , Palotina , e em Paranaguá , onde havia inclusive um pré estudo de viabilidade , um projeto muito arrojado e de grande viabilidade atendendo todas as cadeias produtivas de Proteína Animal e Vegetal . Havia também um estudo para um Aeroporto em Guaíra para aeronaves de carga , já que o oeste do Paraná concentra o maior volume de Frigoríficos . Nada disso infelizmente não foi dado sequência , graças aos nossos Políticos e aí vale para todos , pois nem vereador , nem prefeitos envolvidos , Deputados e governo do estado falaram sobre o assunto . Tudo isso tem uma explicação falta de Competência destes e por não agregar votos , como ocorre em fazer assistencialismo e quem vai pagar esta conta serão os produtores rurais , com custos altos na produção , transporte e agilidade .

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