Qualidade e renovação da concessão da malha ferroviária são debatidas na Farsul

Publicado em 15/12/2017 07:28

Deficiências e investimentos do sistema ferroviário gaúcho foram temas de discussão na sede da Farsul nesta quinta-feira (14/12). A diretoria da Federação recebeu o vice-presidente da empresa Rumo, Darlan De David, que possui a concessão do serviço no Rio Grande do Sul, além de operadores de carga, parlamentares,  representantes do governo e de outros setores produtivos do estado. Após o sucateamento das linhas, a empresa acena não apenas com o interesse na recuperação, mas de melhoria no sistema de transporte.

Para o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, a logística é o fator que pode tornar o Rio Grande do Sul ainda mais competitivo. “Já o somos sem infraestrutura, imagina se tivéssemos? Estamos transferindo muito do lucro do produtor rural apenas para transporte da produção, o que é muito deficitário”, afirma. A companhia já atua no estado há aproximadamente dois anos e meio.  Nesse período investiu cerca de R$ 150 milhões na busca pela melhoria dos serviços, conforme David. Ele destaca que desde 2005 não era feito nenhum tipo de aplicação na prestação do serviço e que o movimento já trouxe resultado. A decisão foi de trabalhar os gargalos, indo dos mais fáceis para os mais difíceis. Especialmente no Rio Grande do Sul e no Paraná com o objetivo de dar uma resposta especial ao setor produtivo de grãos.

O primeiro passo foi a manutenção de linhas e locomotivas que parece ter dado bom resultado. “Este ano conseguimos passar de 2,4 para três milhões de toneladas, um aumento de 34%. Mas é um número pequeno frente a produção expressiva do Rio Grande do Sul, falamos de um universo de 20 milhões de toneladas” avalia David. Para ampliar ainda mais a capacidade do modal aponta de atender entre 45% a 50% da produção do agronegócio, meta da empresa, ele defende que a concessão tenha sua renovação antecipada. O atual contrato vai até 2027 e o pedido é de mais 30 anos,  para garantir o retorno dos investimentos feitos.

A Rumo considera o apoio da Farsul importante para a conquista do novo prazo. A ideia é vista com bons olhos pela Federação, entretanto, é necessário clareza nas propostas, como alerta o diretor da entidade, Luiz Carlos Nemitz. “Nós entendemos que para haver investimentos pesados na ferrovia há a necessidade da ampliação do contrato, mas não apoiaremos essa renovação enquanto não houver, de forma muito clara, quais serão os investimentos da companhia. Precisamos saber certo e ter alguma garantia do quanto vão investir, onde e quando”, ressalva.

O dirigente reforça que a preocupação da Farsul é com os custos de produção e que as questões ligadas a logística pesam cada vez mais no bolso do produtor. “O modal rodoviário está sobrecarregado. Podemos deixar boa parte disso para ferrovias e hidrovias. A Rumo assumiu a concessão e está fazendo uma reestruturação. Nós, como setor produtivo, temos pressa em ver isso se desenvolver da melhor forma possível,” avalia. “Nós estamos tentando oportunizar o debate entre os operadores de carga e o detentor dela para poder viabilizar um pouco melhor isso”, completa.

Durante a reunião, ficou acertado a divisão do estado em três áreas para melhor avaliar as demandas e investimentos necessários. A região norte, que possui o maior volume de carga por ser responsável pela maior parte da produção de grãos. O polo metal mecânico que abrange especialmente Caxias do Sul e arredores. A terceira região é a fronteira oeste e sul, onde há um aumento de produção nos últimos anos carecendo de novos terminais de embarque.  

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário