Com 17 vezes menos rodovias que os EUA, logística “empaca” a safra brasileira
Da porteira para dentro, a produção de soja no Brasil deve alcançar, na safra 2017/18, 115 milhões de toneladas, apenas 5 milhões de toneladas a menos que os Estados Unidos, os maiores produtores mundiais e nossos principais concorrentes.
Já do lado de fora das fazendas, o cenário de paridade ainda é distante: embora o país tenha se consolidado como principal exportador da oleaginosa no planeta, o caminho até o oceano ainda é tortuoso por aqui, tirando competitividade do grão brasileiro.
Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que o Brasil possui 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1 mil km2 de território. É 17,5 vezes menos que o que a infraestrutura dos norte-americanos oferece, com 438 km para cada 1 mil km2 de área.
Rodovia x Ferrovia x Hidrovia
Enquanto a produção migrou para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os corredores logísticos não acompanharam o movimento.
Segundo o consultor da TG Comercial, Luiz Cláudio Santos, o resultado é que, mesmo hoje, com o Centro-Oeste e o Matopiba concentrando mais da metade da safra de grãos, cerca de 70% do escoamento ainda são feitos pelo Sul e Sudeste. “Essa precariedade da nossa logística, principalmente da BR-163, é um fator determinante para esse gargalo e por não haver um forte incremento nessas regiões”, afirma, citando o caso da rodovia que virou sinônimo de problemas e cuja pavimentação ainda não saiu.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
Fortunato Chaves
Jornalistas insistem com esse tipo de "lógica caduca". Como que uma grandeza pode ser mais de uma vez menos que outra grandeza?