Deputado propõe tabela com 'custo mínimo' para o frete

Publicado em 04/07/2018 11:51

Em análise no Congresso Nacional, a Medida Provisória 832, que estabelece uma política de preços para o frete rodoviário, deverá ser alterada para prever que o preço do frete seja calculado partindo de um "custo mínimo" para qualquer tipo de frete, segundo o deputado Osmar Terra (MDB-RS), relator da MP.

Depois de editada, a MP permitiu ao governo tabelar os preços para os tipos de cargas e eixos. A proposta do relator é estabelecer um "custo mínimo" com base em critérios da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A partir dele, o órgão poderá calcular os preços mínimos para cada um dos tipos de fretes. Terra já decidiu que manterá a tabela de preços como obrigação e não como referência, como propõem algumas das 55 emendas apresentadas à matéria.

O tabelamento foi editado pelo presidente Michel Temer para colocar fim à paralisação dos caminhoneiros nos últimos dez dias de maio, que chegou a causar desabastecimento de combustível e de outros produtos em diversas regiões do País. No entanto, enfrenta fortes resistências do agronegócio e da indústria. O Supremo Tribunal Federal (STF) tenta mediar um acordo para chegar a valores consensuais entre as partes.

Leia a notícia na íntegra no site Estado de Minas com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Estado de Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de Rio Grande informa redução do calado e impacto nos grãos transportados
Com fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre, aeroportos regionais são opção para voos comerciais
Situação no RS é extremamente grave, diz presidente da Comissão de Infraestrutura
Atualização dos serviços de infraestrutura do RS - 14/5, 9h
Voos comerciais começam a chegar ao RS após anúncio de malha aérea emergencial