"Não acredito que tabelamento de frete vai funcionar", diz ministro

Publicado em 09/08/2018 08:41

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reforçou na terça-feira (7/8) sua insatisfação com o tabelamento do frete, que segundo ele, vai criar muitos problemas à frente. Maggi diz que, pelas características do Brasil, não há como tabelar o custo do transporte. "Há vários tipos de rodovias, os caminhos são diferentes e botar tudo isso no mesmo pacote não dá certo", afirmou durante o 28º Congresso e ExpoFenabrave, realizado em São Paulo. "Os preços propostos na tabela ficaram muito elevados e a renda do produtor já é pequena."

Blaggi também afirmou que o tabelamento terá efeitos sobre a inflação. De acordo com ele, não se tratará de uma escalada dos preços, mas de um ajuste. "Com toda certeza. Já se percebe isso impacto sobre os preços não só na área de grãos, mas em cargas gerais, cargas de retorno", citou. "Tudo isso vai levar a um movimento de ajuste no processo inflacionário."

No evento, a Embrapa Territorial apresentou o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira, lançado na manhã da terça-feira em Brasília. O sistema, porém, foi pouco abordado por Maggi, que preferiu focar nas questões referentes à safra que será semeada a partir de setembro, diretamente vinculadas ao custo de frete.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural + Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário