Após reajuste, CNA irá novamente ao STF pedir suspensão da tabela de fretes

Publicado em 05/09/2018 17:29

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá entrar com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o reajuste na tabela dos fretes rodoviários e pedir agilidade no julgamento das ações que contestam a medida instituída após os protestos de maio.

O anúncio ocorre horas depois de a reguladora ANTT publicar um novo tabelamento de fretes, com impacto médio de 5 por cento, a depender da carga, incorporando a alta da semana passada no preço do diesel.

Para a Can, que disse já ter identificado altas de 3,15 a 6,82 por cento para o frete de cargas geral, granel e frigorificada, a nova tabela "vai trazer ainda mais prejuízos e insegurança jurídica ao setor agropecuário e à sociedade".

Em nota, a assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Elisangela Pereira Lopes, disse que, no atual ritmo de aumento, em um ano o tabelamento pode subir até 30 por cento.

"Nenhum índice de inflação teria um reajuste tão alto. E o produtor não tem seus produtos reajustados dessa maneira. Os produtos do agro, quando exportados, têm seus preços estipulados pelas bolsas de valores internacionais. É uma insegurança jurídica muito grande para o setor", afirmou.

"Está ficando impraticável transportar produtos agropecuários. Para o milho, os custos do transporte já correspondem 70 por cento do valor do produto no mercado internacional", acrescentou.

O Brasil é o maior exportador global de soja e o segundo de milho e depende fortemente do transporte rodoviário para escoar sua produção.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário