Plenário do STF vai decidir se multa para quem não cumpre tabela do frete é constitucional

Publicado em 17/12/2018 09:02
Tabela foi instituída após greve dos caminhoneiros, em maio. Motoristas dizem não receber o preço mínimo e representantes do setor produtivo alegam que a tabela fere o livre mercado.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se a cobrança de multas para quem não cumpre a tabela mínima de fretes é constitucional. Nesta semana, o ministro Luiz Fux voltou atrás e revogou a liminar que ele mesmo havia concedido, suspendendo as multas. A polêmica envolve os motoristas, transportadoras e agricultores.

Em setembro, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) protocolou no STF uma medida cautelar pedindo a suspensão da tabela do frete e a análise de todas as ações que questionam o tabelamento na Suprema Corte. Para os representantes dos produtores rurais, essa modalidade de negociação fere a iniciativa do livre mercado.

"A política de tabelamento do frete vem para solucionar alguns problemas e algumas reivindicações legítimas do setor de transportes, mas não é o modelo correto. Você acaba com o princípio de livre negociação", reclama o diretor-executivo da Famasul, Lucas Galvan.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão