Consumo de GLP cresce 23% com pandemia, diz Ministério de Minas e Energia

Publicado em 08/04/2020 15:15


O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o consumo de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) aumentou 23% em todo País por causa da pandemia do coronavírus, com a maior compra de gás cozinha, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o MME, as medidas adotadas para garantir o abastecimento estão sendo monitoradas, e a previsão é que nos próximos dias o abastecimento seja normalizado.

Com o início do isolamento social implantado para reduzir o risco de contágio do coronavírus na população, o consumo do gás de cozinha aumentou, já que a população está cozinhando mais em casa.

O novo comportamento levou também à compra de um segundo botijão pelas famílias, informou o MME, o que resultou na falta pontual do produto em algumas regiões.

Entre as medidas para regularizar o mercado o MME aponta o aumento de importações da Petrobras, que para abril anunciou a compra no mercado externo o equivalente a 27,4 milhões de botijões de gás de cozinha de 13 quilos, e aumentou a sua infraestrutura de abastecimento, com o restabelecimento operacional do gasoduto que liga o porto de Santos a Mauá (SP).

Com isso, a estatal acrescenta mais um ponto de entrega de GLP próximo aos principais centros de consumo do País, afirmou o MME.

O ministério disse ainda que o trânsito de funcionários e veículos para manter e acelerar as atividades de distribuição e revenda em todo o território nacional está sendo garantido por Estados, municípios e órgãos do governo.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Interrupções no Estreito de Ormuz afetam mais pequenas empresas, alerta agência de comércio da ONU
Congestionamento nos portos chineses mantém alerta para importadores brasileiros
Duplicação da BR-282 e ferrovia lideram pleitos do Oeste catarinense entregues a candidatos no Voz Única
Tráfego de navios de carga pelo Estreito de Ormuz tem menor nível em três meses
CNA e Federações percorrem BR-319 e avaliam desafios logísticos da Região Norte
Cobrança duplicada de tributos pode pressionar fretes no Norte do Paraná