Covid-19: ANTT define novas medidas para o transporte interestadual

Publicado em 26/11/2020 11:16
Resoluções valem apenas para o transporte rodoviário

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas medidas a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros para prevenção à disseminação do novo coronavírus. A resolução que atualiza regras já determinadas pela agência foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, e, diferente da norma anterior, não trata do transporte ferroviário de passageiros.

A nova resolução entra em vigor em 1º de dezembro e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública, definida pelo Ministério da Saúde. O serviço de transporte internacional continua suspenso, enquanto houver a restrição de entrada de estrangeiros no país. Entretanto, a ANTT pode autorizar o transporte em casos excepcionais, como o retorno de brasileiros ou estrangeiros aos seus respectivos países de origem.

De acordo com a norma, as empresas que operam os serviços de passageiros devem adotar medidas para limpeza e desinfecção dos veículos, em especial para manter a qualidade do ambiente climatizado e impedir a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. As empresas também devem criar estratégias para minimizar o contato entre os passageiros e instruí-los, a cada viagem, acerca das medidas básicas de higienização.

No caso de veículos não climatizados, a ANTT recomenda que as janelas permaneçam abertas durante a viagem.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Interrupções no Estreito de Ormuz afetam mais pequenas empresas, alerta agência de comércio da ONU
Congestionamento nos portos chineses mantém alerta para importadores brasileiros
Duplicação da BR-282 e ferrovia lideram pleitos do Oeste catarinense entregues a candidatos no Voz Única
Tráfego de navios de carga pelo Estreito de Ormuz tem menor nível em três meses
CNA e Federações percorrem BR-319 e avaliam desafios logísticos da Região Norte
Cobrança duplicada de tributos pode pressionar fretes no Norte do Paraná