Cresce exportação de farinha de trigo e farelo de aveia pelo Tecon Rio Grande

Publicado em 29/03/2021 14:57

A farinha de trigo e farelo de aveia tiveram aumento expressivo de exportação no Porto do Rio Grande em 2020. Foi o que registrou a Wilson Sons no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Porto de Rio Grande. A farinha de trigo somou 147 contêineres exportados ou 194 TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um total de 3,8 mil toneladas, com principal destino para a Venezuela. A última movimentação da mercadoria pelo Tecon Rio Grande foi em 2017, quando apenas oito contêineres partiram do terminal. 

 A farinha de trigo também cresceu em embarques de cabotagem (navegação entre portos marítimos da mesma costa). Foram 275 contêineres (546 TEU), o correspondente a 7,7 mil toneladas, que tiveram como principais destinos os estados de Pernambuco e Alagoas. Em relação a 2019, o volume embarcado da mercadoria por cabotagem quase triplicou. 

No ano passado, também foram exportados 48 contêineres (80 TEU) de farelo de aveia, o equivalente a 1,2 mil toneladas, para países da América Latina, como Chile, Colômbia e Costa Rica. Em 2019, o derivado do grão movimentou apenas um container. 

O bom desempenho de ambos os produtos acompanha o ritmo da movimentação de alimentos via Tecon Rio Grande, onde mais de 20 segmentos tiveram juntos um crescimento de 14% na comparação com 2019. Foram 35.394 contêineres, 27% das exportações totais do terminal, com destaque para arroz, carne suína e carne bovina. As cargas chegaram a mais de cem destinos, como China, Arábia Saudita, Peru, Estados Unidos, Hong Kong, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Wilson Sons

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rumo anuncia 1ª emissão de debêntures para controlada Malha Central no valor de R$1,5 bi
Justiça Federal suspende cobrança do pedágio da BR-364 em Rondônia
Longas filas em Miritituba são por credenciamento em terminais; motoristas de Sinop e região relatam ‘descaso’
Aeroportos do Centro-Oeste receberão investimentos de R$ 91 milhões
Fretes tendem a subir ainda mais nas próximas semanas com avanço da colheita no Brasil; MT já tem 11% de alta
Aprosoja RO ingressa com ação pedindo suspensão dos novos pedágios da BR-364