Rússia atinge infraestrutura portuária em Odessa, diz governador

Publicado em 21/11/2023 15:58

(Reuters) - As forças russas atingiram a infraestrutura portuária na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, na noite (horário local) desta terça-feira, disse o governador regional.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, intensificou seus ataques à infraestrutura portuária no rio Danúbio e no Mar Negro depois que se retirou, em julho, de um acordo firmado pela ONU que garantia o transporte seguro de grãos ucranianos.

"Os invasores atingiram a infraestrutura portuária de Odessa. As pessoas não ficaram feridas", disse o governador de Odessa, Oleh Kiper, no Telegram.

A Rússia usou mísseis Х-31, disse o comando militar do sul no Telegram.

Ele também relatou ataques ao distrito de Belhorod-Dniester na região, com mísseis atingindo superfícies abertas e prédios administrativos.

O acordo de exportação intermediado pela Organização das Nações Unidas e pela Turquia entrou em colapso quando a Rússia se recusou a reconhecê-lo, afirmando que sua exigência de que as sanções fossem suspensas sobre suas exportações de grãos e fertilizantes não havia sido atendida.

Desde então, a Ucrânia abriu o que diz ser um corredor humanitário em uma tentativa de romper o bloqueio de fato da Rússia e acusou Moscou de ter como alvo essa rota também.

(Reportagem de Yuliia Dysa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025