Greve de auditores fiscais no Brasil ameaça liberação de mercadorias e comércio
Por Ana Mano
(Reuters) - Os auditores fiscais federais brasileiros iniciaram uma greve nacional por causa de salários, de acordo com uma postagem no site do sindicato, avisando que a ação iniciada na terça-feira duraria indefinidamente e incluiria um protesto em Brasília na próxima semana.
A mobilização, que preocupa comerciantes de commodities agrícolas, importadores de bens de capital e agências de navegação, pode afetar a movimentação de cargas em portos como o de Santos, o maior da América Latina.
Os auditores trabalham na alfândega, inspecionando cargas e também determinando impostos sobre importações e exportações.
"A greve ocorre em um momento em que o país enfrenta vários problemas logísticos e pode comprometer ainda mais o comércio exterior brasileiro", disse o escritório de advocacia Martinelli Advogados, de Santa Catarina.
O escritório observou que algumas empresas têm buscado medidas legais para evitar possíveis atrasos comerciais e logísticos.
O Sindifisco Nacional, o sindicato que representa os auditores federais, não respondeu imediatamente às perguntas da Reuters.
"Os auditores estão mobilizados desde julho, exigindo que o governo inicie negociações salariais", disse o site do sindicato na quarta-feira.
Os auditores federais planejam protestar na próxima quarta-feira em frente aos escritórios do Ministério da Fazenda do Brasil em Brasília, acrescentou o site.
O ministério se recusou a comentar.
A Autoridade Portuária de Santos não fez nenhum comentário imediato.
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) disse em seu site que está monitorando a situação.
(Reportagem de Ana Mano)
0 comentário
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA)
Portos do Arco Norte ganharão novo corredor logístico no Rio Tocantins
Segunda greve portuária dos EUA evitada após sindicato e empregadores chegarem a acordo
Terminais portuários movimentam 97,2% das exportações e importações do Brasil em 2024
BR-101 se mantém como rodovia com maiores preços médios de combustíveis em dezembro, segundo Edenred Ticket Log
Trabalhadores portuários da Costa Leste dos EUA e grupo de empregadores reiniciarão as negociações na próxima semana