Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024

Publicado em 05/02/2025 08:50
Relatório do ano revela aumento no tratamento fitossanitário de cargas agrícolas

Empresas credenciadas pela Autoridade Portuária de Santos (APS) realizaram 799 tratamentos fitossanitários – processo popularmente conhecido por fumigação – para o controle de pragas agrícolas em 2024.

As ações, realizadas em porões de navios, contêineres e paletes, representam um aumento de 3% em relação a 2023, quando foram registrados 777 tratamentos.

O trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas, além de garantir o atendimento a padrões internacionais exigidos por mercados importantes, como a China. Este país foi o principal destino dos grãos tratados, correspondendo a 35% dos navios que passaram pelo tratamento. Vietnã (9%) e Indonésia (7%), ocupam as posições seguintes. As principais cargas tratadas foram soja (48,5%), milho (32,5%) e farelo de soja (18,8%).

Do total, 664 dos serviços de fumigação foram realizados nos porões das embarcações, somando mais de 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas.

Segurança ambiental

O Porto de Santos conta com 18 empresas credenciadas e habilitadas para realizar o tratamento fitossanitário de forma eficiente, segura e com respeito ao meio ambiente.

Em 2023, eram 15 empresas. A APS iniciou o credenciamento para realizar o serviço no 4º trimestre de 2022, ano que registrou 159 tratamentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Autoridade Portuária de Santos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário