Queda de estrutura em porto de Barcarena, no Pará, deixa feridos e interrompe embarques de grãos

Um acidente no porto de Barcarena, no Pará, foi registrado nesta quinta-feira (6), com a queda de uma galeria de grãos, afetando estruturas da ADM e da Viterra, promovendo uma suspensão dos embarques. A galeria é administrada pelo Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM). "As demais operações seguem normalmente, e ainda não há detalhes sobre o tempo necessário para o reparo", informou a Agrinvest Commodities.
Segundo uma nota emitida pela prefeitura do município, o Complexo Municipal de Saúde de Vila do Conde atendeu quatro pessoas feridas no acidente e o quadro clínico dos pacientes é estável. Porém, oito funcionários sofreram no ocorrido.
"Equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram no local para averiguar a situação e adotar as providências cabíveis. A Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população e continuará acompanhando o caso", informou a Prefeitura Municipal de Barcarena.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou, também em nota enviada ao Notícias Agrícolas, que há ainda atuação da equipe no local do acidente.
"O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informa que oito vítimas foram resgatadas e encaminhadas para o hospital. Militares do 6° Grupamento Bombeiro Militar de Barcarena ainda atuam no local.
Atenciosamente, ASCOM CBMPA".
O Terminal de Grãos Ponta da Montanha que atua na área de recebimento, armazenamento e embarque de grãos, contando com um armazém com capacidade para 120 mil toneladas e 6 silos que juntos podem comportar até 30 mil toneladas, emitiu a seguinte nota:
"Comunicamos que, na manhã de hoje, 6, ocorreu um incidente que ocasionou a queda de estruturas metálicas que sustentam as correias transportadoras do Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM) no Rio Pará, localizado no município de Barcarena/PA.
Registramos cinco feridos leves, que prontamente foram encaminhados para atendimento médico.
Estamos apurando os acontecimentos junto aos envolvidos e forneceremos atualizações à medida que novas informações estiverem disponíveis.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e a transparência e agradecemos a compreensão".
Informações reportadas pela rede CNN dão conta de que uma balsa bateu em uma das colunas da galeria, em uma estrutura que já estava passando por reformas, depois de um acidente semelhante ter ocorrido há duas semanas.
0 comentário

Transportadoras aguardam plano dos EUA de cobrar taxas portuárias de navios ligados à China

Rio Reno sobe após chuva, navios conseguem aumentar carga

Movimentação de cargas nos portos do Paraná cresce 6,3% no primeiro trimestre

Os custos de transporte do Reno na Alemanha aumentam com a queda do nível do rio, mas há previsão de chuva

Porto de Santos planeja atrair navios maiores para commodities aprofundando calado

Obras de Bunker no Porto de Santos atrasam, mas mantêm expectativa estratégica