VLI registra alta de 18% na movimentação semestral de cargas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Sergipe

Publicado em 22/07/2025 14:36
Terminal teve crescimento expressivo de movimentação de insumos como coque de petróleo, trigo e cimento, além de incremento na importação de fertilizantes

Localizado em Barra dos Coqueiros (SE), o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), operado pela VLI, encerrou os seis primeiros meses de 2025 com resultados operacionais consistentes. Entre janeiro e junho, o terminal registrou o crescimento de 18% no volume de cargas movimentadas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, destaque para as importações de coque de petróleo, com alta de 97%, refletindo o aquecimento da produção de cimento do Sergipe; trigo, cuja movimentação cresceu 2.6 vezes em relação ao mesmo período de 2024, devido ao início ou retomada de operação de moinhos no Estado; e cimento, para abastecimento de unidades industriais na região Norte, com incremento de 42%. Já a importação de fertilizantes registrou alta de 6%, direcionada ao abastecimento do agronegócio do Sergipe.

As marcas refletem a crescente importância estratégica do terminal para o escoamento da produção nacional de diversas matrizes de carga: grãos (soja, milho e farelo de soja), insumos da construção civil, fertilizantes e mineração a partir do Nordeste brasileiro. Não obstante, o site ainda promove apoio a operações logística de passageiros e suprimentos para a Petrobrás, dando suporte às embarcações que operam no offshore na Bacia Sergipe-Alagoas, garantindo serviços portuários para sustentar operações e manutenções necessárias às plataformas de petróleo próximas à costa sergipana.

"Os resultados operacionais consistentes que registramos comprovam que o TMIB vem se consolidando, cada vez mais, como uma alternativa eficiente para que as riquezas da região Nordeste alcancem o mercado global de maneira competitiva, assim como para o abastecimento de cadeias produtivas nacionais. Neste sentido, trabalhamos em parceria com todo o ecossistema portuário para aumentar nossa representatividade nacional e oferecer um serviço de qualidade, contribuindo para a economia da região”, afirma Aroldo Cecílio, gerente geral comercial da VLI. 

Fonte: VLI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Longas filas em Miritituba são por credenciamento em terminais; motoristas de Sinop e região relatam ‘descaso’
Aeroportos do Centro-Oeste receberão investimentos de R$ 91 milhões
Fretes tendem a subir ainda mais nas próximas semanas com avanço da colheita no Brasil; MT já tem 11% de alta
Aprosoja RO ingressa com ação pedindo suspensão dos novos pedágios da BR-364
Aprosoja MT alerta que piso mínimo do frete amplia custos e compromete a competitividade do agro
Preço médio do frete por km rodado aumenta e fecha dezembro a R$ 7,44, aponta Edenred Repom