Internacional: Rússia quer dobrar suas exportações de grãos

Publicado em 05/10/2009 10:12
Os portos da Rússia terão capacidade para embarcar 20% mais grãos no próximo ano comercial, com os novos investimentos governamentais para que o Mar Negro alcance sua capacidade máxima e que portos em rios menores tenham melhor infra-estrutura, informou a União dos Grãos da Rússia. O objetivo é que o país possa dobrar suas exportações de grãos.

“A Rússia precisa melhorar a infra-estrutura para possibilitar o objetivo do governo de dobrar as exportações de grãos”, informou Arkady Zlochevsky, presidente da União dos Grãos. “O país está prevendo aumentar as exportações em 50 milhões de toneladas nos próximos 10 a 15 anos”, informou a ministra da Agricultura Yelena Skrynnik.

De acordo com reportagem da agência de notícias Bloomberg, a capacidade para exportar grãos deve aumentar até 30 milhões de toneladas no ano que começa em julho / 2010. Atualmente, a capacidade é de 25 milhões de toneladas, segundo Zlochevsky. “O novo terminal com capacidade para 2,8 milhões de toneladas no porto de Tuapse será aberto para mais embarcações panamax de 55 mil toneladas”.

Atualmente, a infra-estrutura de estocagem e embarque consegue comportar apenas 40% da safra de grãos, cujo volume dos últimos anos está em 90 milhões de toneladas, afirmou Zlochevsky. “Segurar mais de 36 milhões de toneladas de grãos aumenta os custos e prejudica a qualidade do produto”.

Além disso, Zlochevsky afirmou que a safra de grãos da Rússia deve aumentar para 92 a 92 milhões de toneladas. O país tem potencial para produzir até 100 milhões de toneladas de grãos se o clima na Sibéria permitir que as lavouras cresçam. 


Fernanda Bellei

As informações são da agência de notícias Bloomberg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação N.A.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário