Internacional: Rússia quer dobrar suas exportações de grãos
“A Rússia precisa melhorar a infra-estrutura para possibilitar o objetivo do governo de dobrar as exportações de grãos”, informou Arkady Zlochevsky, presidente da União dos Grãos. “O país está prevendo aumentar as exportações em 50 milhões de toneladas nos próximos 10 a 15 anos”, informou a ministra da Agricultura Yelena Skrynnik.
De acordo com reportagem da agência de notícias Bloomberg, a capacidade para exportar grãos deve aumentar até 30 milhões de toneladas no ano que começa em julho / 2010. Atualmente, a capacidade é de 25 milhões de toneladas, segundo Zlochevsky. “O novo terminal com capacidade para 2,8 milhões de toneladas no porto de Tuapse será aberto para mais embarcações panamax de 55 mil toneladas”.
Atualmente, a infra-estrutura de estocagem e embarque consegue comportar apenas 40% da safra de grãos, cujo volume dos últimos anos está em 90 milhões de toneladas, afirmou Zlochevsky. “Segurar mais de 36 milhões de toneladas de grãos aumenta os custos e prejudica a qualidade do produto”.
Além disso, Zlochevsky afirmou que a safra de grãos da Rússia deve aumentar para 92 a 92 milhões de toneladas. O país tem potencial para produzir até 100 milhões de toneladas de grãos se o clima na Sibéria permitir que as lavouras cresçam.
Fernanda Bellei
As informações são da agência de notícias Bloomberg.
0 comentário
Plano para desenvolvimento ferroviário será lançado em fevereiro
Preço médio do frete por km rodado aumenta e fecha dezembro a R$ 6,81, aponta Edenred Repom
Com aumento de 21%, Itajaí foi a cidade que mais importou no Brasil pelo segundo ano consecutivo
Movimentação no Porto de Itajaí registra queda em 2024
Porto de Santos bate recorde histórico de movimentação de cargas em 2024
Perspectiva de safra recorde deve pressionar preços do frete em 2025