Embarques em alta

Publicado em 02/06/2010 11:40

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou hoje a Balança Comercial Brasileira referente no mês de maio. Segundo os dados, o Brasil registrou superávit de 3,4 bilhões de dólares em maio, o melhor resultado mensal do ano de 2010. O aumento considerável nas exportações motivou o governo a revisar a meta de vendas para este ano de 168 para 180 bilhões de dólares.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O saldo é 31% superior ao registrado em maio de 2009, quando chegou a 2,6 bilhões de dólares. As exportações do mês somaram 17,7 bilhões de dólares. Já as importações atingiram 14,2 bilhões de dólares.

Nas principais commodities agrícolas exportadas pelo Brasil, o resultado foi positivo para a maior parte dos produtos, na comparação com maio do ano passado.

Apesar da crise na Europa, as exportacoes brasileiras de café apresentaram estabilidade nos embarques. O volume exportado aumentou cerca de 2% no período. Já o faturamento dos exportadores subiu mais, passando dos 320 milhões de dólares.

Resultado semelhante foi obtido pelo exportadores de soja, o principal produto da pauta de vendas externas do Brasil, que obteve aumento de mais de 21% no volume embarcado e na receita. A carne de frango, que vem registrando queda nos embarques para a União Europeia, continuou com resultado geral positivo. O volume aumentou quase 10% no mês passado. A receita dos exportadores teve alta de quase 23,5%.

Já as exportações de carne suína em maio tiveram queda de 15,5% por cento na quantidade embarcada para o exterior, mas o setor faturou 14% mais na comparação com maio de 2009.

O setor de suco de laranja também teve resultado negativo. Uma queda de quase 7% no volume e de mais de 23% no faturamento. No setor de açúcar, somando o bruto e o refinado, o volume exportado teve queda de pouco mais de 1%. Mas a receita subiu quase 50%. Outro destaque de perdas foram as exportações de algodão. O volume embarcado caiu mais de 66%. A receita em dolares teve queda próxima dos 60%.

"Desse aumento que tivemos no início destes meses, 50% foi relacionado ao aumento de preços de minério de ferro, petróleo e soja. Há uma preocupação em relação à dependência dos preços dos mercados internacionais. Uma queda teria um impacto bastante negativo na balança comercial brasileira", afirmou Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário