Porto de Paranaguá retoma embarques de grãos; filas continuam

Publicado em 02/03/2011 07:29
Os embarques de grãos no porto de Paranaguá (PR) foram retomados na manhã desta terça-feira (1º), após chuvas interromperem as operações na segunda-feira, mas a fila de caminhões carregando principalmente soja continua no acostamento da estrada que dá acesso ao local.

"A fila de caminhões de soja está em 20 km, mas os navios estão sendo carregados normalmente desde esta manhã", afirmou Samar Razzak, porta-voz do porto.

A fila de caminhões alcançou 27 km no final de segunda-feira, ficando perto da maior registrada em 2010, de 30 km. Mas o congestionamento é pequeno comparado com os cerca de 100 km registrados há alguns anos, durante o período de colheita.

A melhora do sistema logístico do porto nos últimos anos colaborou para amenizar o problema, mas não eliminou totalmente o gargalo.

As chuvas paralisam os embarques, uma vez que o porto não conta com berços cobertos.

Segundo Samar, as chuvas que começaram na noite de domingo são a causa principal da fila de caminhões que se forma para a entrada no porto.

O Brasil já colhe uma safra recorde estimada em cerca de 70 milhões de toneladas, mas o pico da colheita ocorrerá entre março e abril.

A maior parte do produto levado até os portos vem de Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Navios aguardando para carregar trigo e milho também estão competindo por espaço no porto de Paranaguá, o que aumenta o desafio logístico, disseram operadores na segunda-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula renova GLO em portos e aeroportos do RJ e SP por mais 30 dias
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante renião com Ministério de Portos e Aeroportos
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá