Agricultores arrumam estradas municipais para escoar a produção de arroz em Morro Grande/SC

Publicado em 21/03/2011 09:45
Em plena colheita de arroz produtores do município de Morro Grande estão sendo obrigados a arrumarem por conta própria as estradas municipais para poderem escoar a produção.  Segundo os agricultores o problema aumentou depois que caminhões carregados com pedras foram obrigados a passar pelo local devido o acesso principal ao município de Meleiro estar obstruído por causa das obras de rebaixa em um morro próximo a área urbana do município. A distância chega a ser 14km maior que a normal.

Segundo o agricultor José Jelcio Bonfante da localidade de Sanga das Pedras, o problema vem se agravando, as estradas estão cheias de buracos que impedem a passagem dos caminhões de arroz e quem se arrisca sofre prejuízos “é um descaso com a classe produtora de alimentos, já comunicamos a prefeitura, mas o problema continua ali”, comenta Jelcio.

O caminhoneiro Vanderlei Zefino Florêncio que transporta o arroz em casca dos produtores da região somente na sexta-feira (18/03) teve um prejuízo de R$2.400,00. “No mesmo dia estourou dois pneus do meu caminhão, se a estrada estivesse boa eu não teria esse prejuízo, vou ter que cobrar da Prefeitura” comenta Vanderlei.

Com o tempo bom, os rizicultores aproveitaram ao máximo para colher a safra de arroz durante este final de semana, e o problema das estradas se agravou ainda mais, pois não havia nenhuma máquina da prefeitura para auxiliar nos trabalhos de recuperação das estradas.

PONTE AINDA É UM PROBLEMA

A única ponte que liga as localidades de Sanga das Pedras (Morro Grande) à Poço Verde (Meleiro) esta com problemas estruturais e ameaça desabar. Uma placa avisa que a carga máxima não deve ser superior a três toneladas, mas alguns caminhões que abastassem aviários da região com ração se aventuram passando pelo local.

Responsáveis pelas prefeituras dos dois municípios dizem que existem projetos para recuperação e/ou construção de uma nova ponte no local, mas desde 1995 quanto foi reconstruída e no natal do mesmo ano foi a estrutura fico comprometida por um forte temporal as localidades enfrentam problemas para passar pelo local. Segundo moradores a ponte existe no local desde a década de 50 e existem motivos suficientes para que a mesma seja reconstruída.

Segundo José Jelcio Bonfante as promessas de melhorias na ponte vem se arrastando há anos. Somente a atual administração de Morro Grande prometeu por duas vezes resolver o problema. A localidade de Sanga das Pedras aguarda um retorno das autoridades competentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Folha Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário