Ritmo acelerado da colheita de arroz preocupa setor logístico

Publicado em 29/03/2011 11:45
Falta de caminhões está deixando a comercialização lenta.
A intensificação da colheita de arroz no Rio Grande do Sul está voltando as atenções de beneficiadoras às atividades de depósito do grão, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Agentes comentam que há falta de caminhões para atender ao ritmo de colheita, o que tem ocasionado lentidão na logística da produção.

De modo geral, indústrias apontam que a comercialização do arroz está lenta tanto para o mercado interno quanto para o externo. Produtores, por sua vez, venderam alguns lotes ao longo da semana visando conseguir dinheiro para pagamentos de compromissos de safra.

Nesse cenário, os preços seguiram em queda no mercado gaúcho. Entre 21 e 28 de março, o Indicador do Arroz Cepea-Bolsa Brasileira de Mercadorias/BVM&F, de 58 grãos inteiros no Rio Grande do Sul caiu 2,45%, fechando a R$ 20,70 por saca de 50 quilos na segunda, 28. Na parcial de março, a queda acumulada já é de 8,16%.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula renova GLO em portos e aeroportos do RJ e SP por mais 30 dias
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante renião com Ministério de Portos e Aeroportos
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá