Apagão de logística prejudica sojicultores

Publicado em 19/04/2011 09:46
A falta de investimento em infraestrutura para escoamento da safra e seu impacto no custo da produção foram alguns dos principais temas debatidos pelos participantes durante a abertura do evento. Segundo o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, os produtores matogrossenses chegam a ter perdas de 30% com o frete. ''Nós já estamos num apagão de logística. Temos que trazer dinheiro dos chineses para que eles façam infraestrutura para que a gente possa atender a demanda, porque se aumentarmos cinco milhões de toneladas na próxima safra, teremos problemas'', salientou Silveira.

Presente na abertura do evento, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira França, argumentou que o alto custo da produção dificulta a competitividade dos produtos brasileiros. ''O setor está perdendo R$ 3 bilhões por ano em decorrência disso e nós precisamos encontrar um mecanismo de financiamento, porque só com dinheiro de orçamento nós não iremos resolver esse problema'', afirmou.

Com o intuito de promover debates sobre o atual cenário da produção, distribuição e comercialização da soja no País e também apresentar as expectativas para os próximos anos, o 6º Circuito Aprosoja percorrerá regiões responsáveis por mais de 80% da produção nacional da oleaginosa. O evento conta pela primeira vez com visitas a outros estados além do Mato Grosso. Ao longo da programação, que se estende até o dia 24 de maio, estão inclusos 21 municípios do Mato Grosso e passagens por Dourados-MS, Santo Ângelo-RS, Rio Verde-GO e Luís Eduardo Magalhães-BA. No Paraná, o Circuito Aprosoja chega à cidade de Cascavel no dia 19 de maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário