Argentina: Se agrava conflito no Porto de San Martin na Argentina

Publicado em 02/06/2011 15:23
Entenda a greve no principal porto de embarque argentino
Informe do jornal La Nación, desta quarta-feira, relata que se agrava o conflito de um sindicato
contra a empresa Mosaic no Porto de San Martin, um dos que compõe o complexo de portos de
Rosário, Argentina. Os trabalhadores portuários mantém bloqueado, desde a última sexta-feira, o
acesso à planta que a processadora de fertilizantes fosfatados e potássicos Mosaic mantém no
Porto San Martin, na Grande Rosário e ameaçam impedir, a partir de hoje ou amanhã toda a atividade nos 16 portos do pólo oleaginoso mais importante do país, instalado entre Timbúes e Arroyo Seco, ante a negativa da empresa em contratar a estiva da Cooperativa de trabalhadores Portuários de Porto General San Martin. “Esperemos que de parte da empresa cumpra o acordado e solucione o conflito, caso contrário vamos a aprofundar o protesto”, reiterou ontem Eduardo Quiroga, titular da Confederação do Trabalho (CGT) de San Lorenzo, um dos impulsionadores do protesto.

Por sua parte, a Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas repudiou em um comunicado
que a cooperativa use o sindicato para pressionar às tomadoras de serviços, “dado que o Senhor
Hermes Juarez, presidente desta cooperativa, é secretário geral da agremiação”, uma dupla função
que é considerada “uma incompatibilidade”. Segundo a entidade, trata-se de “um conflito
com motivos comerciais, alheios ao reclamo de qualquer direito dos trabalhadores”. Quiroga apontou um suposto acordo realizado em 3 de maio último, quando se havia concordado que a cooperativa começaria a trabalhar na planta. Isto derivou para tensas discussões entre os diretores e a cooperativa,com o agravante de que Mosaic contratou outra empresa, com pessoal da localidade de Lima (Buenos Aires) para os trabalhos. No comunicado, a Câmara empresarial expressa uma “adesão ao princípio de livre contratação de provedores em todas as atividades desenvolvidas em nossos portos e complexos industriais”. Por sua parte, Gabriel Abbo, gerente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de San Lorenzo disse ontem que esperam “que tudo seja solucionado, porque os outros terminais não tem nada a ver com o conflito”. Esclareceu que a Câmara “se mantém à margem e não tem postura a respeito, já que tanto a cooperativa como a empresa Mosaic são sócios da organização”. Segundo Quiroga, a greve se mantém e, se não houver solução, amanhã (quinta) a cúpula da CGT regional se reunirá para estabelecer os próximos passos do movimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário