Porto de Santos está perto do esgotamento da capacidade, diz prefeito

Publicado em 22/08/2011 17:15
“O porto de Santos está perto do esgotamento de suas estruturas atuais”. A afirmação é do prefeito do município de Santos, João Paulo Tavares Papa, que participou nesta segunda-feira do seminário “Desafios e Oportunidades na Baixada Santista”, promovido pelo Valor Econômico.

De acordo com Papa, o porto de Santos, um dos principais do país, necessita expandir rapidamente sua capacidade para atender à demanda decorrente do desenvolvimento da economia brasileira. Pelos seus cálculos, até o fim do ano o porto deverá movimentar cerca de 100 milhões de toneladas em mercadorias, aproximando-se de seu limite.

A demanda projetada para 2014, entretanto, ultrapassa o dobro da atual, chegando a 230 milhões de toneladas.

Para dar a dimensão da importância do porto para Santos, Papa ressaltou que dois terços da economia da cidade dependem da atividade portuária. “Atualmente 62% da arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) deriva de atividades relacionadas ao porto.”

O prefeito de Santos destacou a criação de três novas áreas de expansão, sendo uma voltada para operações offshore, outra de retroporto e uma terceira envolvendo o desenvolvimento de um parque tecnológico. “Somadas, essas três áreas correspondem a 12 quilômetros quadrados”, afirmou, acrescentando que o governo tem a responsabilidade de manter as áreas de preservação ambiental, que envolvem a maior parte da área continental santista.

“Estamos num momento de mudança de paradigmas. Chegamos à conclusão que o porto não é municipal, nem federal, nem estadual. Ele é um equipamento fundamental de desenvolvimento da nação brasileira e, portanto, as autoridades precisam enxergá-lo de forma articulada, cada um em seu papel”, disse o prefeito.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão