Os números e a ciência por trás do coronavírus

Publicado em 27/05/2020 13:50

Num momento em que todos estão voltados aos efeitos e impactos da COVID-19, pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves analisaram os dados oficiais disponíveis usando ferramentas de modelagem epidemiológica, para obter inferências sobre a evolução e a possível duração da pandemia. O objetivo, de acordo com o pesquisador Arlei Coldebella, um dos autores, foi o de contribuir com informações numéricas, objetivas e fundamentadas para o trabalho dos formuladores das políticas de enfrentamento e dos tomadores de decisões. “Com dados é possível estimar matematicamente o impacto das ações de enfretamento da COVID-19 na mortalidade e também em outros indicadores socioeconômicos”, explica o pesquisador.

O estudo foi publicado na plataforma Agropensa, juntamente com os demais documentos que estão subsidiando o Grupo de Trabalho de Cenários - Covid & Agro, e pode ser consultado aqui

Os pesquisadores utilizaram um método básico neste estudo, que é o modelo SIR – Suscetíveis, Infectados e Removidos (pessoas que se recuperam ou morrem), conhecido na literatura epidemiológica para averiguar a dinâmica da epidemia. Os autores realizaram uma simulação para populações de dois tamanhos, com mil e cinco mil habitantes. Também utilizaram número de reprodução básico (R0) de 2 e 3, que, segundo eles,  podem muito bem representar a velocidade de infecção da COVID-19 (estimado em 2,43 para os dados da China).

Como exemplo do uso da metodologia, a equipe de pesquisadores mostra os dados de quatro municípios, sendo dois no Rio Grande do Sul (Passo Fundo e Erechim) e dois em Santa Catarina (Chapecó e Concórdia), com o objetivo de estimar a evolução da epidemia nestas localidades.

O documento foi elaborado pelos pesquisadores Arlei Coldebella, Luizinho Caron e Dirceu Talamini e traz dados recentes e oficiais até o dia 20 de maio.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trator Solis S26 da Yanmar destaque da Agrishow chega agora com nova transmissão 9x9
Embratel lança solução de Inteligência Artificial para manejo estratégico de plantas daninhas nas culturas de soja e cana-de-açúcar
Colheitadeiras classe 2 da Yanmar são destaque na Agrishow 2024
Motor compatível com combustíveis alternativos é destaque da Fendt na Agrishow
Yanmar apresenta seu novo trator de 105 cvs na Agrishow