Vendas e produção de máquinas agrícolas no Brasil caem em setembro ante 2019

Publicado em 07/10/2020 12:20

SÃO PAULO (Reuters) - Vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no mercado brasileiro recuaram 4,2% em setembro ante mesmo período do ano passado, enquanto a produção nacional desses equipamentos teve queda de 4,8% na mesma base de comparação, mostraram dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em boletim nesta quarta-feira, a associação contabilizou 4.767 unidades dessas máquinas vendidas no Brasil em setembro, o que apesar do recuo ante 2019 representou avanço de 8,9% frente a agosto.

Já a produção atingiu 4.563 unidades, também com aumento frente a agosto, de 4,7%, de acordo com a Anfavea.

Entre janeiro e setembro, foram vendidas no mercado interno 33,28 mil unidades de máquinas agrícolas e rodoviárias, aumento de 0,9% ante mesmo período do ano anterior.

A produção, por outro lado, atingiu 33,18 mil unidades, com significativa redução de 19,6% ante os mesmos nove meses de 2019.

A Anfavea registrou ainda 838 desses equipamentos exportados em setembro, ou 12,9% a menos que no mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto houve alta de 26,2% nas vendas externas.

No acumulado do ano até setembro, as exportações dessas máquinas somam 6.535 unidades, volume 32,5% inferior ao visto no mesmo período do ano anterior.

(Por Luciano Costa, reportagem adicional de Alberto Alerigi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Posicionamento AGCO: Unidades da empresa se mobilizam para arrecadar e distribuir doações no RS
Trator Solis S26 da Yanmar destaque da Agrishow chega agora com nova transmissão 9x9
Embratel lança solução de Inteligência Artificial para manejo estratégico de plantas daninhas nas culturas de soja e cana-de-açúcar
Motor compatível com combustíveis alternativos é destaque da Fendt na Agrishow
Yanmar apresenta seu novo trator de 105 cvs na Agrishow