Mapa abre consulta pública para licitação de caminhões com implementos agrícolas

Publicado em 15/08/2024 07:55
A consulta pública está aberta a qualquer pessoa física, jurídica ou ente público que deseje contribuir com sugestões e observações

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou nesta terça-feira (13) uma consulta pública para a licitação de caminhões com implementos, com o objetivo de fortalecer as ações de mecanização agrícola e realizar obras que beneficiem as comunidades rurais em todo o país. A iniciativa visa apoiar o escoamento da produção agrícola e melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais, conforme previsto na Lei Agrícola (Lei nº 8.171/1991).

Essa aquisição está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especificamente os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), além de estar alinhada aos Objetivos Estratégicos do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O Mapa espera alcançar resultados positivos, similares aos obtidos na recente licitação nacional centralizada para a compra de máquinas agrícolas e de construção, onde houve uma economia média de 20% em relação aos preços de mercado. A expectativa é que a nova licitação de caminhões proporcione veículos adequados às diversas condições geográficas do Brasil e um uso mais eficiente dos recursos públicos.

Qualquer pessoa física, jurídica ou ente público que deseje contribuir com sugestões e observações podem apresentar suas contribuições. As propostas podem ser enviadas até 23 de agosto, por meio do portal Participa+Brasil, acessível pelo link

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

vConnect Drive é destaque da PTx na Agritechinca 2025 e logo deverá estar disponível no Brasil
Vendas de máquinas e equipamentos caem 3,4% em outubro, diz Abimaq
As máquinas do futuro da Fendt na Agritechnica 2025
Maior trator do mundo na Agritechinica é da John Deere
Precision Planting e PTx Trimble apresentam soluções para todas as estações na Agritechnica 2025
O novo Valtra Série G CVT é apresentado durante a Agritechnica