AGCO investe 54 milhões de euros na fábrica da AGCO Power na Finlândia

Publicado em 26/09/2025 13:42

A AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão, anuncia que sua divisão AGCO Power está abrindo novas instalações de produção em Linnavuori, Finlândia, fortalecendo a competitividade da fabricação e destacando a importância da economia circular na geração de energia moderna. O investimento, avaliado em 54 milhões de euros, faz parte do compromisso anterior de 70 milhões de euros da AGCO Corporation com a fábrica de motores de Linnavuori.

As novas instalações incluem uma sala de usinagem de última geração para a fabricação de componentes de Transmissão Continuamente Variável (CVT) e cabeçotes para o mais recente motor CORE da AGCO Power. A área de remanufatura ampliada aumenta a capacidade da fábrica de produzir motores remanufaturados.

A AGCO Power faz parte da AGCO Corporation. A fábrica de Linnavuori produz motores para as marcas de tratores líderes mundiais da AGCO - Fendt, Massey Ferguson e Valtra.

Centro Global de Especialização da AGCO na Finlândia

“Este investimento em usinagem fortalece o papel de Linnavuori como o centro global de especialização em motores da AGCO. Estamos investindo em tecnologia de produção de ponta e soluções sustentáveis que dão suporte aos agricultores no mundo todo”, diz Kelvin Bennett, Vice-Presidente Sênior de Engenharia da AGCO.

Linnavuori, que já é o maior local de fabricação de engrenagens de transmissão da Finlândia em volume, expandiu sua capacidade com a adição de 5.600 metros quadrados de novo espaço de produção.

Remanufatura - economia circular na prática há mais de meio século

Stefan Caspari, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Cliente e Eficácia Comercial da AGCO, enfatiza que a expansão da remanufatura sustenta a estratégia de longo prazo da empresa e a abordagem Farmer First.

“Os agricultores valorizam o custo total de propriedade. Esta expansão permite que a AGCO proporcione a eles um suporte melhor não apenas com investimentos em novos equipamentos, mas também com a manutenção de máquinas existentes por meio de soluções de remanufatura mais econômicas”, diz Caspari.

A AGCO Power vem reformando motores há mais de 50 anos, sendo que a remanufatura sistemática começou em 1990. Atualmente, mais de 1.000 motores são remanufaturados anualmente e, com as novas instalações, a capacidade máxima chegará a 2.500 motores por ano.

“Os motores remanufaturados prolongam a vida útil das máquinas e permitem que até 80% da massa do motor seja reutilizada, incluindo todos os componentes de ferro fundido. Isso resulta em uma emissão de carbono muito menor em comparação com a fabricação de um novo motor”, explica Jussi Rinne, Diretor de Qualidade e Pós-Venda.

Além de motores remanufaturados, a Linnavuori também produz blocos de motores a gás e motores marítimos.

Novos investimentos apoiam o desenvolvimento da geração de energia sustentável

Em 2024, a AGCO Power também abriu um laboratório de energia limpa em Linnavuori, onde futuras tecnologias de motores com baixo teor de carbono são pesquisadas e testadas. A sala de usinagem concluída recentemente e a expansão de remanufatura complementam a unidade de Linnavuori, fortalecendo a posição da AGCO Power em soluções de geração de energia sustentável.

Fonte: AGCO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de máquinas tem queda de receita em dezembro, com recuo de mercado interno
Indústria de máquinas agrícolas do RS fecha 2025 em reação, mas crescimento em 2026 dependerá de crédito e juros
vConnect Drive é destaque da PTx na Agritechinca 2025 e logo deverá estar disponível no Brasil
Vendas de máquinas e equipamentos caem 3,4% em outubro, diz Abimaq
As máquinas do futuro da Fendt na Agritechnica 2025
Maior trator do mundo na Agritechinica é da John Deere