Aprosoja faz palestra sobre desenvolvimento e sustentabilidade na Rio+20

Publicado em 18/06/2012 15:38
A palestra ocorrerá dia 19, no evento Humanidade 2012, promovido pelas Federações das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan) e Fundação Roberto Marinho
A Aprosoja foi convidada a apresentar as iniciativas que o setor soja tem promovido e desenvolvido no Brasil em prol da produção sustentável de alimentos. A entidade fará uma palestra na próxima terça (19), no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, no evento “Segurança Alimentar e Sustentabilidade do Agronegócio”, no espaço das ideias circulantes, dentro do Humanidade 2012, evento que integra a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O produtor rural e também presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, será o representante da cadeia da soja e fará uma apresentação, divulgando a posição do setor para o desenvolvimento de uma economia verde e para a redução da pobreza no Brasil. Fávaro levará o ‘case’ do município mato-grossense de Lucas do Rio Verde, durante a Rio+20.

O Humanidade 2012 é uma iniciativa das Federações das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan) e Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Prefeitura do Rio, da Caixa Econômica Federal e do Sebrae nacional. O evento foi concebido para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável e iniciou no dia 11 de junho, e segue até o dia 22 de junho.

O presidente da Aprosoja participa do evento ao lado de André Nassar, diretor geral do Instituto de Estudo do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), que fará a palestra “O Agro Brasileiro em 2030”, do pesquisador PhD da Embrapa, Elíbio Rech, que abordará o tema “Tecnologia e Segurança Alimentar”, e dos produtores Santiago Del Solar, da Argentina, e Marize Porto Costa, do município goiano de Itapemerí.

Durante sua palestra, Fávaro apresentará a trajetória de desenvolvimento do município de Lucas do Rio Verde, que saiu de um assentamento de reforma agrária no final da década de 70 e alcançou, em 2009, o oitavo lugar entre as cidades brasileiras com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o índice Firjan, que mede o desenvolvimento municipal em todo o País. Superando mais de cinco mil municípios brasileiros.

Entre vários fatores que proporcionaram este desenvolvimento, o cultivo da soja foi um deles. Para se ter uma ideia, há dez anos, Lucas tinha um IDH de 0,67 e em 2009 o índice chego a 0,90, que equivale a um alto desenvolvimento. 

No período entre um índice e outro, a área para plantio de soja em Lucas cresceu 50%. E junto com o grão, vieram todos os benefícios agregados à sua produção, evidenciando como clusters podem se formar onde há lavouras do grão. Frigoríficos de frango e suínos se instalaram por lá, atraídos pela produção de soja. Com eles, vieram os empregos diretos, a demanda por mais comércio, e assim, a criação de empregos indiretos. Com mais população, chega a necessidade de mais infraestrutura na cidade, mais escolas, mais saúde e mais lazer. Levantamento recente feito pela Associação Comercial do município, divulgado em reportagens, mostra que o acréscimo na renda das empresas locais chega a 40% após a colheita de soja.

E tudo isto aliando produção e preservação. Projetos como o “Lucas Legal” são bons exemplos de como o agricultor mato-grossense tem conseguido produzir com respeito ao meio ambiente. O projeto quer tornar o município de Lucas do Rio Verde o primeiro a ter todas as propriedades rurais regularizadas do ponto de vista do Código Florestal. E é desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com apoio da ONG norte-americana The Nature Conservancy (TNC), entidades de classe e iniciativa privada.

“O município de Lucas do Rio Verde é um exemplo entre vários outros municípios mato-grossenses que tiveram o agronegócio, em especial a soja, como fator de desenvolvimento e integração. Teremos a oportunidade de apresentar isto durante a Rio+20 e mostrar que Mato Grosso consegue produzir alimentos com sustentabilidade”, destacou Carlos Fávaro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário