Justiça bloqueia mais R$5 bi da Vale a pedido do Ministério Público por desastre em MG

Publicado em 26/01/2019 17:52
85 exibições

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Justiça de Minas Gerais acatou pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou o bloqueio de 5 bilhões de reais da mineradora Vale, diante de rompimento de barragem da companhia na sexta-feira em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Em nota, o MP afirmou que a ação tem como objetivo garantir a adoção de medidas emergenciais e a reparação de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem da mina Feijão, na tarde de sexta-feira.

"A decisão impõe ainda que a empresa adote, de imediato, todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade da barragem VI do Complexo Mina do Feijão", disse a nota.

"Em sua sentença, a juíza Perla Saliba Brito aponta como inconteste o dano ambiental causado pelo rompimento da barragem e como irrefutável a premência de se efetivar medidas emergenciais para salvaguardar a comunidade local e assegurar a recomposição dos prejuízos causados."

.
Área atingida por rompimento de barragem em Brumadinho (MG) 26/01/2019 REUTERS/Washington Alves
Fonte Reuters

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Senhores.... Tem coisa neste pais que é difícil de entender..ou engolir..vejamos... prestemos atenção, o refeitório a área administrativa da Vale estavam construídos onde???? em área de risco... não teve nenhum peitudo a bater de frente contra a construção neste local???tem muito nego com canudo neste pais que acha que o canudo encurta a orelha...e tem nais ...tem fiscal da policia de meio ambiente trupicando em propriedade rural humilhando produtor mas falta policinha pra fiscalizar pousada em área de APP.. Ta cheio de promotor no cangote de pequeno produtor por ter derrubado um galho para fazer cabo de enxada...mas falta nos casos citados..e tem mais acabei de sair da rede de atacado assai...tinha lá uma faixa pedindo doação as vitimas ..ora pergunto a responsabilidade e da Vale...e não do povo..pois quando a Vale deu lucro ela dividiu com o povo os dividendos ou só com os acionistas...entao se virem...ai vemos mais uma vez que o brasileiro é engrupido facilmente...

    2
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      DALZIR, sim, existe uma divisao de responsabilidade entre IBAMA (federal) e as secretarias estaduais e municipais... Estou observando que, aos poucos, as estaduais estao passando para as municipais... O meu municipio ja' trata de arvores isoladas, de casos de arvores mortas, de limpeza de açude, de aterro de valetas, de limpeza de sub-bosque de florestas plantadas e de corte de madeira para uso exclusivo dentro da propriedade... -Me parece que as obras federais, de usinas hidroeletricas, Petrobras , Mineradoras, Rodovias, Ferrovias caem todas na cesta do IBAMA...

      0