Plano de produção florestal é aprovado, prevê aumento de 20% em área até 2030

Publicado em 05/06/2019 18:37

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira a aprovação do Plano Nacional de Florestas Plantadas, que visa aumentar a área de produção de florestal do Brasil em 20% até 2030, em número que equivaleria a dois milhões de hectares.

De acordo com a pasta, o plano foi desenvolvido com o objetivo de dar segurança jurídica para o investimento na agricultura de origem florestal, que envolve, por exemplo, as indústrias de papel e celulose, siderurgia e madeira.

"O governo tem interesse em que se plante florestas e quer criar condições de segurança jurídica para que, quem quiser plantar ou aumentar seu plantio, faça da melhor forma possível", disse em nota o coordenador-geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, João Fagundes Salomão, destacando o setor como uma associação entre agricultura e proteção ambiental.

O ministério aponta que, em 2016, a produção florestal gerou um valor bruto de 18,5 bilhões de reais, sendo a maior parte proveniente da silvicultura, e no ano seguinte representou 10 por cento das exportações agrícolas.

A aprovação da medida vem um dia após reportagem da Reuters apontar que, nos cinco primeiros meses do governo Jair Bolsonaro, o desmatamento acelerou, atingindo sua maior velocidade em mais de uma década, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário