Países buscam acordo para proteger Amazônia em cúpula na Colômbia

Publicado em 06/09/2019 16:45

LOGO REUTERS

Por Luis Jaime Acosta

LETÍCIA, Colômbia (Reuters) - Líderes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname iniciaram debates sobre possíveis medidas regionais para proteger a Amazônia em uma cúpula realizada nesta sexta-feira, em meio a incêndios recentes que queimaram milhares de quilômetros quadrados da maior floresta tropical do mundo.

Os presidentes da Colômbia, Bolívia, Equador e Peru, o vice-presidente do Suriname e o ministro dos Recursos Naturais da Guiana estão participando da cúpula de um dia na cidade fronteiriça de Letícia, no sul da Colômbia. O presidente Jair Bolsonaro participaria por teleconferência.

    O grupo iria debater a implantação de um sistema de satélites concebido para alertar seus membros sobre incêndios, como coordenar uma reação conjunta a incêndios futuros e mais financiamento tanto dos países participantes quanto da comunidade internacional, disse o ministro do Meio Ambiente colombiano, Ricardo Lozano, antes da conferência.

    "Estamos aqui para coordenar nossas ações, para trabalhar de mãos dadas para proteger nossa Amazônia", disse o presidente colombiano, Iván Duque, em seu discurso de abertura. "Esta reunião é para reafirmarmos um pacto de conservação, para a proteção desta riqueza".

    O presidente equatoriano, Lenín Moreno, iniciou sua fala cantando "Padre", do cantor espanhol Joan Manuel Serrat sobre a destruição ambiental.

    Os incêndios florestais na Amazônia brasileira registravam um aumentou de 83% em meados de agosto no acumulado do ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), destruindo vastos trechos de um escudo vital contra a mudança climática.

    Cerca de 60% da floresta está no Brasil. A Amazônia é também lar de cerca de 1 milhão de membros de 500 grupos indígenas.

    Os incêndios atingiram ainda a vizinha Bolívia nas últimas semanas.

    Inicialmente, Bolsonaro levantou suspeitas contra organizações não-governamentais de atear os fogos, sem oferecer indícios, enquanto ambientalistas alertavam que seus planos polêmicos para desenvolver mais a agricultura e a mineração na região vão acelerar o desmatamento.

    Bolsonaro se envolveu em uma guerra de palavras com o presidente francês, Emmanuel Macron, que pediu que se faça mais para combater os incêndios.

    O presidente brasileiro disse que só aceitará uma oferta de 20 milhões de dólares de ajuda se Macron retirar os "insultos" que lhe fez.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário