Imagem ambiental do Brasil está ruim lá fora, mas há oportunismo protecionista, diz Guedes

Publicado em 30/06/2020 11:52

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira que a imagem do Brasil está "muito ruim lá fora" na questão ambiental, mas disse enxergar certo oportunismo protecionista de países que temem as exportações agrícolas brasileiras.

"Estão na verdade disfarçando velhas teses protecionistas contra o Brasil, jogando pecha independentemente de haver embasamento factual ou não", afirmou ele em audiência pública virtual promovida pelo Congresso.

"Eu só pediria aos brasileiros, particularmente aos congressistas que sim, vamos cuidar do nosso meio ambiente, mas não vamos cair na armadilha de atacar o próprio Brasil protegendo interesses de outros países contra o Brasil", completou.

Sobre a possibilidade de o Banco Central fazer emissão de moeda, ele voltou a dizer que, se o Brasil caísse em situação de depressão prolongada, caberia ao BC agir como faz o Federal Reseve, que usa sua capacidade de emitir moeda para comprar dívida.

"Mas estamos muito distantes desse caso limite", destacou ele. "Não acredito que estamos indo pra uma depressão. Acho que, ao contrário, o Brasil irá se recuperar."

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética