SC: Governo do Estado pretende criar Plano Estadual de Florestas Plantadas

Publicado em 27/01/2023 11:09

Polo nacional na produção de madeira, Santa Catarina contará com um projeto para incentivar o plantio de florestas e assim aumentar a capacidade produtiva do estado. As discussões para a criação do Plano Estadual de Florestas Plantadas começaram nesta quarta-feira, 25, durante reunião do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, com o presidente e o diretor-executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira e Mauro Murara Júnior.

“A Secretaria da Agricultura, em parceria com a ACR e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc, irá construir um plano para incentivar a expansão das florestas plantadas em Santa Catarina e garantir os estoques de madeira para abastecer a indústria madereira estadual e as exportações. Vamos propor a criação de um fundo para investimentos no setor, além de sugerir a parceria entre produtores rurais e empresas florestais”, destaca o secretário Valdir Colatto.

A intenção da Secretaria da Agricultura é envolver o setor produtivo e construir uma proposta voltada para o desenvolvimento sustentável das áreas de florestas plantadas. Segundo o diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Júnior, o Plano será uma política de Estado e haverá um grande diálogo com os representantes do setor para levantar as demandas e oportunidades de Santa Catarina.

Uma das ações prioritárias é dar mais agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que os produtores possam fazer a recuperação das áreas degradadas, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), e, assim, estarem aptos a buscar recursos para pagamento de serviços ambientais e preservação de florestas.

Outra linha de atuação será a criação de um fundo para desenvolvimento do setor de florestas plantadas em Santa Catarina, que será utilizado para financiar a implantação e reformas de áreas.

Números do setor florestal
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil. Em 2022, o estado respondeu por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais, com US$ 2 bilhões de faturamento. A indústria florestal catarinense gera mais de 100 mil empregos diretos.

De acordo com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a área total com florestas plantadas no estado é de 1,03 milhão de hectares. Desta totalidade, 713 mil hectares são área com Pinus e 316 mil hectares estão ocupados com Eucalipto.

Fonte: Secretária de Agricultura de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático