ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética

Publicado em 13/11/2025 12:49
Debate será realizado no dia 19 de novembro, dentro da programação do eixo Energias Renováveis e tratará também sobre desenvolvimento regional

A ORPLANA - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da 30ª Conferência das Partes (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA). No dia 19, às 15h30, o CEO da entidade, José Guilherme Nogueira, será um dos debatedores do Painel “Desenvolvimento Regional e Transição Energética”, dentro da programação do eixo Energias Renováveis.

O painel será moderado por Nelson Perez, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, e contará também com André Nassar (Abiove), Laís Nara (OCB) e Mário Campos (Bioenergia Brasil). O encontro discutirá caminhos para uma transição energética que valorize o papel do setor agroenergético brasileiro, considerando o potencial dos biocombustíveis e das práticas sustentáveis no desenvolvimento regional.

“O intuito da nossa participação é mostrar o poder da descarbonização e as experiências com o etanol, destacando a importância da cadeia integrada e a valorização dos produtores de cana-de-açúcar. Precisamos divulgar o que o Brasil vem fazendo com a cana como matéria fundamental para a transição energética, que precisa ser realizada”, revelou Nogueira.

Na programação do eixo Energias Renováveis também estão previstas discussões sobre biocombustível e segurança alimentar, e sustentabilidade ambiental e contabilidade de carbono.

A COP é o principal fórum global da ONU para negociação e debate sobre mudanças climáticas. Em sua 30ª edição, o evento tem como sede Belém, no Pará, levando o tema da sustentabilidade para o centro da Amazônia e reforçando o protagonismo do Brasil nas discussões climáticas internacionais.

Fonte: ORPLANA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis