Força Nacional atuará por mais 90 dias no combate ao desmatamento

Publicado em 27/01/2010 15:31

O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nos estados do Pará, de Rondônia e de Mato Grosso, por mais 90 dias prorrogáveis, a partir de sexta-feira (22).

A Força Nacional está na área desde 2008 para reforçar o efetivo do Departamento de Polícia Federal nas ações de combate ao desmatamento ilegal em áreas de preservação ambiental. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

A presença da força nesses estados tem também o sentido de preservar a integridade física dos envolvidos. Para tanto, o uso de armas letais para legítima defesa dos policiais e de terceiros não está descartado.

Nos estados do Pará e de Mato Grosso estão alguns dos 43 municípios que mais desmataram a Amazônia. Juntos, eles foram responsáveis por 55% do desmatamento da Amazônia Legal em 2008, num total de 11,9 mil quilômetros quadrados.

A inclusão dos municípios nessa lista levou em conta a área total desmatada, o aumento da taxa de desmatamento nos últimos cinco anos e a derrubada de área igual ou maior que 200 km2 de floresta. No município de Feliz Natal (MT), por exemplo, o desmatamento saltou de 22 para 207 km2 entre 2007 e 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ag. Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilso Antonio Gheller Rolim de Moura - RO

    Gostaria muito de ver esta força nacional combatendo o tráfico de drogas nas fronteiras brasileiras e não perseguindo trabalhadores deste pais.

    0