Falta de chuva pode prejudicar lavouras de milho e algodão em Sorriso

Publicado em 19/04/2010 13:35
Sem chuva há mais de uma semana, os produtores de milho em Sorriso alternam os olhares para a lavoura e o céu, na expectativa que chova em breve. Conforme o sindicato Rural, um levantamento apontou que cerca de 60% do milho safrinha está na fase reprodutiva, e com mais uma chuva, estaria salva. Elzo Pozzobom disse, ao Só Notícias, que esta falta de regularidade das chuvas, pode interferir na produtividade.
"Nossa preocupação está com os 40% que ainda precisam de muita água. Terá que chover até o final do mês, se não irá comprometer e possivelmente não se colherá nada", emendou.

A previsão do sindicato é que Sorriso produza 1,1 milhão de toneladas com o safrinha, plantados em 240 mil hectares. A colheita inicia em julho.

Outra cultura que está em pleno desenvolvimento nas lavouras sorrisenses, é o algodão. Da mesma forma que o milho, precisa ainda de muita chuva para se desenvolver. Foram plantados cerca de 12 mil hectares. A média de produtividade por hectares, tem sido de 230 arrobas. "Sorriso não tem muita tradição no algodão, mesmo assim o produtor que plantou, quer resultado e por isso aguarda mais um período de chuva para nivelar as plantações. A safra 2009/10 aqui deverá atingir cerca de 2,760 milhões de arrobas", finalizou.

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que, Mato Grosso tenha plantado nesta safra, pouco mais de 420 mil hectares com algodão. São 8,5% a mais do que na safra passada.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário