Governos estadual e federal lançam Operação Mato Grosso Verde

Publicado em 22/07/2010 13:42 385 exibições
Os governos federal e estadual do Mato Grosso começam, a partir de agora, a unir esforços para fechar o cerco às queimadas ilegais em áreas agrícolas e florestais no estado, que ocupa o segundo lugar no ranking dos maiores desmatadores da Amazônia. Em solenidade amanhã, no Palácio Paiaguás, às 12h, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador Silval Barbosa lançam a Operação Mato Grosso Verde 2010.

Ações integradas de vários órgãos vão mobilizar bombeiros do Mato Grosso e do DF, Defesa Civil, além da vigilância área e por satélite, comandadas por um Centro Integrado Multi Agências de Coordenação Operacional. O objetivo é reduzir queimadas ilegais, combater focos de incêndios em todos os biomas do estado e diminuir o desmatamento na Amazônia.

É a segunda grande operação conjunta após a criação, no final de 2009, do Programa Nacional de Redução do Uso do Fogo nas Áreas Rurais e Florestais, encarregado de atuar na redução das emissões de CO2 causadas pela má utilização de técnicas de manejo com uso do fogo. A primeira, que aconteceu entre fevereiro e março de 2010 em Roraima, contribuiu para uma redução drástica no número das queimadas ilegais naquele estado.
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • Luiz Prado Rio de Janeiro - RJ

    E os rios federais continuam I-MUN-DOS!

    E as hidrelétricas anteriores a 1986, sem licenciamento.

    0