Desmatamento na Amazônia cai 58% em junho

Publicado em 13/08/2010 11:49
Se a tendência de queda se confirmar, governo pode chegar a um novo recorde de redução da devastação, segundo o Inpe

Em junho, a Amazônia perdeu 243,7 quilômetros quadrados de floresta, devastação 58% menor que a registrada no mesmo mês do ano passado.

 Os dados, divulgados nesta segunda-feira (09/08), são do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Faltando um mês para fechar o calendário oficial do desmatamento (que vai de agosto de um ano a julho de outro), os números do Deter confirmam a tendência de queda que vem sem apontada pelo governo há alguns meses. No acumulado de agosto de 2009 a junho de 2010, a área desmatada foi de 1.808 quilômetros quadrados, 49% menos que no período anterior (agosto de 2008 a junho de 2009), quando o Inpe verificou 3.536 quilômetros quadrados a menos de floresta na região.

Cálculos de desmatamento

Os números da devastação da Amazônia são calculados mês a mês pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que monitora áreas maiores do que 25 hectares. A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores.

Os dados do Prodes só devem ser apresentados em novembro. Se a tendência de queda se confirmar, o governo pode chegar a um novo recorde de diminuição do desmatamento. Em 2009, a taxa anual de devastação da floresta amazônica, calculada pelo Inpe, foi de 7,4 mil quilômetros quadrados, a menor registrada em 20 anos de monitoramento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário