Uso de agrotóxicos é seguro, dizem pesquisadores

Publicado em 15/02/2011 18:27 803 exibições












CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA

A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para investigar as ameaças à segurança alimentar no Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira, 15/2, sua última reunião para a oitiva de convidados.
Professor-doutor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), Ângelo Zanaga Trapé, falou de sua pesquisa de 30 anos sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde do agricultor e na segurança alimentar. Em todos esses anos, disse, não foi detectado nenhum caso de intoxicação alimentar por agrotóxicos, pois todos os casos foram de contaminação de trabalhadores por falta de orientação no uso dos produtos. Ele criticou a falta de fiscalização na venda do chamado "chumbinho", veneno para ratos que é usado também em casos de homicídio e suicídio.
Segundo o professor, as análises sobre a presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos feitas tanto pela Anvisa como pelo Ministério da Agricultura mostram que sua segurança é muito boa, mesmo em produtos considerados críticos como batata e pimentão. Os níveis residuais são ínfimos, garantiu. Ângelo Trapé fez um comparativo entre os alimentos produzidos na forma tradicional e os orgânicos. Ambos têm valor nutritivo, sabor e segurança igual, mas preço diferenciado, e mesmo a produção de um orgânico requer o uso de defensivos.

Como alternativa aos agrotóxicos, manejo integrado de pragas tem várias limitações
Marcelo Menossi, professor da Unicamp, abordou a questão dos alimentos transgênicos. Segundo ele, a lei de biossegurança brasileira é uma das mais avançadas do mundo, e a liberação de um produto transgênico é antecedida de grande análise, tanto no Brasil como nos Estados Unidos ou Europa. Estudos sérios e independentes também atestam a segurança do uso da biotecnologia, assim como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), disse. O maior benefício dos transgênicos é que em boa parte deles a necessidade de agrotóxicos é reduzida.
Cientista do Departamento de Engenharia Rural e Solos do campus Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o professor-doutor Geraldo Papa falou de suas pesquisas na área do manejo integrado de pragas, que "é hoje o modo mais racional de agricultura sem efeitos maléficos ao meio ambiente".
A produção integrada garante a sanidade mesmo na agricultura tradicional. Técnicas de manejo que incluem integração com a pecuária e rotatividade de culturas diminuem a necessidade de pulverizações. "O problema está no mau uso dos defensivos agrícolas", disse Geraldo Papa, ressaltando que esses produtos têm tido um avanço significativo, tornando-se mais seletivos. "O controle biológico das pragas é o ideal, mas tem uma série de limitações", explicou.
Com o uso racional dos defensivos agrícolas pode-se extrair o que ele tem de bom. Ele não aumenta a produção, apenas a garante, evitando perdas que podem chegar a 35%. Para isso, é fundamental o treinamento do agricultor para que ele siga as normas de segurança.
O presidente Ed Thomas (PSB) deu por aprovado requerimento do deputado Simão Pedro (PT), relator da CPI, solicitando a contratação de serviços especializados para auxiliarem na redação do relatório final da comissão, a ser entregue no próximo dia 2/3. No final de reunião, Simão Pedro considerou que "o grande problema é que o Estado ainda deixa a desejar na fiscalização da contaminação de alimentos e de trabalhadores", sendo necessária a necessidade de mais investimentos nos institutos de pesquisa.

 
CPISegurancaAlimentarPofDrGeraldoPapaMAU.jpg
 
Geraldo Papa falou de suas pesquisas na área do manejo integrado de pragas
 
down.gifCLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
 
CPISegurancaAlimentarProfDrAngeloZanagaTrapeMAU02.jpg
 
Reunião da CPI que investiga as ameaças à segurança alimentar no Estado de São Paulo
 
down.gifCLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
 
CPISegurancaAlimentarMarceloMenossiMAU.jpg
 
Marcelo Menossi, professor da Unicamp, abordou a questão dos alimentos transgênicos
 
down.gifCLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
 
CPISegurancaAlimentarProfDrAngeloZanagaTrapeMAU.jpg
 
Ângelo Zanaga Trapé, professor-doutor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp
Fonte:
Jornal Diário Oficial 16/02

0 comentário