Pecuaristas de Mato Grosso lançam campanha contra derrubada ilegal de árvores

Publicado em 20/05/2011 09:45
Um dia depois da divulgação sobre o avanço do desmatamento em Mato Grosso, o assunto continuou em destaque no Estado. Governo e Ibama confirmaram o reforço da fiscalização. A Famato condenou o aumento do desmate e pecuaristas da região norte lançaram um programa contra a derrubada ilegal de árvores.

O avanço desenfreado sobre a Floresta Amazônica no último bimestre acendeu o sinal de alerta em Mato Grosso. Responsável por 80% da devastação registrada entre março e abril, o Estado viu o desmatamento crescer mais de cinco vezes em relação aos dados levantados no mesmo bimestre do ano passado.

Nesta quinta, dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente negou que tenha ocorrido falha na fiscalização. Destacou que entre 2004 e 2010 houve redução de 93% no desmatamento irregular no Estado e enfatizou que as operações a campo foram intensificadas. As investigações já apontaram que em pelo menos 16 fazendas foram abertas áreas sem autorização.

O superintendente do Ibama, Ramiro Hofmeister de Almeida, revelou que seis dos 10 maiores desmatamentos apontados pelos satélites não foram cometidos por produtores rurais. Os criminosos seriam especuladores, que estariam extraindo e comercializando a madeira ilegal, e em seguida arrendando as áreas abertas.

Enquanto as autoridades intensificam o combate ao desmatamento irregular, pecuaristas de Juara, a 664 quilômetros de Cuiabá, iniciam uma campanha contra este crime ambiental. Desde 2008 o município integra a lista dos maiores desmatadores da Amazônia Legal. Agora os produtores querem tentar reverter esta imagem.

A campanha Desmatamento Ilegal Zero é fruto de uma parceria entre o Sindicato Rural de Juara, a Acrimat e a Associação dos Criadores do Vale do Arinos. O objetivo é orientar pecuaristas da região a não cometerem irregularidades, como abertura de novas áreas e derrubada de campos em recuperação florestal sem autorização, extração de madeira sem manejo florestal e realização de queimadas sem permissão. Nos próximos dias, cartazes e panfletos serão distribuídos aos produtores da cidade, que é considerada a capital do boi em Mato Grosso, concentrando um rebanho de 945 mil animais.

Durante a coletiva de lançamento da campanha, a Acrimat se comprometeu a apoiar a realização do projeto nas cidades que concentram os 20 maiores rebanhos de Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, prá quem não sabe : O MUNDO GIRA !!. SEMPRE vão estar ocorrendo desmatamentos, legais e ilegais. A veiculação das imagens, que normalmente chocam, é que são “colocadas” as imagens coincidentemente em épocas para “MUDAR A OPINIÃO PÚBLICA”. PORQUÊ não “abrem” os números, como o Sr. Rui Prado colocou, para identificar quais são os desmatamentos LEGAIS e quais são os ILEGAIS. Este governo é especialista em “noticias” , a pérola delas é : O MENSALÃO NÃO EXISTIU !!! ....” E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “....

    0