Milho: Clima adverso pode comprometer plantio da safrinha 2012

Publicado em 19/01/2012 10:13 e atualizado em 19/01/2012 13:54
O clima adverso na região Centro-Oeste do Brasil, principalmente no Mato Grosso, deverá comprometer o plantio e o resultado da 2ª safra de milho. O excesso de chuvas vem atrasando a colheita da soja e gerando atrasos na semeadura do cereal. No entanto, já no Sul do país, a safrinha é vista como um possível atenuante aos prejuízos provocados pela estiagem.

Por contas dessas precipitações ininterruptas, a soja permanece sem ser colhida em boa parte do Mato Grosso e o milho não pode ser plantado, como informou a Aprosoja. Além disso, de acordo com a Abramilho, os produtores ainda se deparam com problemas para receber as sementes para o cultivo do milho da safrinha, que exige espécies mais resistentes.

Para Alysson Paolinelli, presidente da Abramilho, apesar das adversidades climáticas, a segunda safra deverá vir como o esperado, sobre a colheita estimada pelo governador do MT em 11 milhões de toneladas. Porém, Paolinelli confirma a insatisfação dos produtores com a falta das sementes. "Alguns produtores estão reclamando da escassez e da baixa qualidade das sementes".

Ainda de acordo com o presidente da Abramilho, é preciso que as "águas sejam intermitentes" para um bom desenvolvimento das sementes de miho, e por isso seria importante que o plantio acontecesse ainda em janeiro. "A safrinha depende muito do ciclo de chuva posterior ao plantio. Mas o clima está contrário", disse.

Com informações do DCI.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: A comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente
Preço do milho na B3 fecha mês de abril com queda de até 3,65%
Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade