Milho: Alto índice de chuvas pode reduzir a produtividade das lavouras de MG

Publicado em 31/01/2012 10:45
Os altos volumes de chuvas em regiões produtoras de Minas Gerais vêm prejudicando consecutivamente as condições das lavouras de milho que estão na fase de preenchimento de grãos. A umidade do solo preocupa produtores que já estimam perdas de produtividade.

“Em virtude do excesso de chuva e baixa insolação, a planta direcionou muita energia para crescer a procura de luz. Esse direcionamento evitou que ela produzisse uma espiga com um grande número de fileiras e maior número de grãos. Inevitavelmente vai acarretar em produtividade um pouco inferior do que a gente estava esperando”, diz o agricultor de Presidente Olegário, Cláudio Consonni.

Os altos preços do milho resultaram em aumento de área destinada ao cultivo do cereal na atual safra. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, no Alto Paranaíba, o milho ocupa mais de 221 mil hectares, com um crescimento de 10% em relação à safra passada, quando foram plantados 205 mil hectares.

Com informações do G1.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23
Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador